Promotores e procuradores elegem nova composição do Conselho Superior do MPE

Numa eleição que aconteceu nesta segunda-feira (15), na Sala dos Órgãos Colegiados, promotores e procuradores de Justiça elegeram os cinco novos membros do Conselho Superior do Ministério Público Estadual de Alagoas. A nova composição é formada por Eduardo Tavares Mendes, Dilmar Lopes Camerino, Lean Antônio de Araújo, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque e Denise Guimarães de Oliveira. O Conselho deverá tomar posse no mesmo dia da solenidade que vai reconduzir o procurador de Justiça Sérgio Jucá ao cargo de chefe do MPE/AL. O mandato do Colegiado será de um ano.
Ao todo, 138 promotores e procuradores de Justiça foram às urnas. Eduardo Tavares Mendes ficou em primeiro lugar e conquistou 92 votos, mesmo tendo ficado um ano afastado do cargo de procurador de Justiça. Na sequência, veio Dilmar Lopes Camerino, com 92. O terceiro membro mais votado foi o procurador Lean Antônio de Araújo, que obteve 90 votos. O atual corregedor-geral, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, conquistou 82 votos e a única mulher a ter assento no Colégio de Procuradores, Denise Guimarães de Oliveira, foi eleita com 76 votos. Dentre outras atribuições, vão ser funções dos conselheiros eleitos promover e remover promotores de Justiça de uma Promotoria para outra e apreciar pedidos de arquivamento de inquéritos civis públicos.
Além dos membros eleitos, participaram da eleição como candidatos os procuradores de Justiça Walber José Valente de Lima, Geraldo Magela Barbosa Pirauá e Valter José de Omena Acioly. Cada um conquistou, respectivamente, 63, 60 e 56 votos.
O processo eleitoral
Durante todo o dia, a votação foi acompanhada pela Comissão Eleitoral presidida pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e que também foi composta pelos promotores Isaac Sandes Dias e Cláudio José Brandão Sá. O promotor Luciano Romero da Matta Monteiro foi o membro suplente da Comissão.
Encerrado o pleito, a Comissão Eleitoral computou os votos e anunciou o resultado dos eleitos. A eleição foi realizada na Sala dos Órgãos Colegiados, instalada no 4º andar do edifício-sede do Ministério Público Estadual de Alagoas, situado no edifício Carlos Guido Ferrário Lobo, na Rua Dr. Pedro Jorge Melo e Silva, nº 79, no Poço.
"O Conselho é um dos órgãos da Administração Superior do Ministério Público. Trata-se de uma das instâncias mais importantes para o trabalho dos membros de carreira. Hoje, promotores e procuradores elegeram cinco representantes que irão deliberar no ano vindouro sobre questões relevantes da instituição. Foi uma festa democrática, como ocorre todos os anos, e decisiva para a busca da eficiência na atuação da Casa", explicou o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá.
O Conselho
Compete ao Conselho Superior do Ministério Público, como órgão de Administração Superior: elaborar as listas sêxtuplas; indicar ao procurador-geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos à remoção e à promoção por merecimento; eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira; indicar o nome do mais antigo membro para a remoção ou promoção por antiguidade; e aprovar os pedidos de remoção por permuta entre promotores e procuradores.
O Conselho também decide sobre vitaliciamento de membros e determina, por voto de dois terços de seus integrantes, a disponibilidade ou remoção de membros, por interesse público e conveniência do serviço, assegurada ampla defesa. Entre outras deliberações, o Conselho aprecia os pedidos de arquivamento de inquéritos civis públicos.
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
