Educação

Seminário discute estratégias de prevenção contra as drogas

Por Redação 19/12/2014 08h08

O I Seminário Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, realizado nesta sexta (19) e sábado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, pretende debater com 700 professores da rede pública de ensino as políticas públicas, contexto social e estratégias de prevenção do uso de drogas entre os jovens. Para isso, ampla programação com oficinas e mesas redondas com especialistas no tema foi montada pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), organizadora do evento.

No primeiro dia de evento, serão debatidas as políticas públicas sobre drogas em Alagoas e no Brasil, no período da manhã, e, à tarde, os conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção, seguida de mesa redonda com Márcia Guerra.

Ela é militante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e vai tratar dos aspectos socioculturais e fatores de risco no uso de drogas por crianças e adolescentes. A programação das sexta-feira encerra-se com um debate sobre a legalização da maconha e seus impactos na juventude.

No sábado, parte dos educadores vão participar de uma oficina de construção de propostas para uma grande campanha de prevenção às drogas no estado de Alagoa em 2015, que serão apresentadas e discutidas por todo grupo no período da tarde.

Enquanto isso, duas mesas redondas com especialistas convidados: "Prevenção e uso de drogas na adolescência", com Cesar Pazinatto, especialista em Programas de Prevenção de Drogas em Escolas, e "Prevenção nas Escolas - O que funciona?", com Luca Santoro – Especialista em Dependência Química pela Unifesp.

A manhã será encerrada com um debate sobre jovens e a propaganda de bebidas alcóolicas no Brasil, mediado por Rayssa Coutinho, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned).