Alagoas

Centro de Convenções torna Alagoas mais competitiva na atração de eventos

Por Assessoria 19/12/2014 14h02
Centro de Convenções torna Alagoas mais competitiva na atração de eventos
- Foto: 7 Segundos

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), inaugurou nesta quinta-feira (18) a climatização do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, além de mais quatro auditórios que possuem uma capacidade total para 1.200 pessoas. A solenidade ocorreu pela manhã e contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Com um investimento de R$ 16,5 milhões, o equipamento turístico se posiciona como um dos melhores do Brasil, fazendo Alagoas ser mais competitiva na atração de eventos nacionais e internacionais. Para Lages, esta foi uma decisão acertada que complementa as outras obras de infraestrutura que foram feitas no Estado. "Alagoas tem conquistado uma ampliação na oferta turística e uma diversidade em seus produtos, o que contribui significativamente com o fluxo de visitantes. Com este moderno equipamento será possível diminuir a sazonalidade e consolidar o Estado como um destino de negócios e eventos", afirma.

De acordo com o ministro, este segmento é um dos segmentos mais promissores no Brasil. De 2007 para cá teve um crescimento de 110%, fazendo circular mais de R$ 62 bilhões. "O turista de eventos deixa em média duas vezes mais que o turista de lazer. Apostar neste setor é adequar a estratégia de manter Alagoas no cenário nacional e internacional como um destino turístico", disse Lages.

O governador Teotonio Vilela, durante o seu discurso, relembrou a situação que encontrou o setor turismo quando tomou posse em seu primeiro mandato. Segundo ele, o Estado tinha apenas um eixo de desenvolvimento econômico estruturado, o setor sucroalcooleiro – que ainda continua sendo o núcleo da economia. Entretanto, sua meta era diversificar os polos de desenvolvimento e, dos cinco eleitos para trabalhar em sua gestão, o setor de turismo foi escolhido como um deles. "Todos nós sabemos a força que o turismo tem e não tenho dúvidas que este é o setor mais forte para a economia do Estado. A climatização foi um pedido do trade na época que entrei e agora, dentre outras ações que executamos por requisição do setor, estamos entregando esta obra, que com certeza mudará o segmento de negócios e eventos no Estado", disse Vilela.

O presidente do Maceió Convention e Visitors Bureau, Glênio Cedrim, aproveitou a oportunidade para apresentar a cartilha de ações que o governador, em 2006, se comprometeu a realizar em prol do turismo, destacando que o gestor cumpriu sua promessa de campanha de tratar o setor como prioridade. "Depois de oito anos, trago essa cartilha acompanhada do Plano de Turismo, que transformou o segmento como uma política de Estado. Hoje, com a estratégia de promoção e comercialização do destino que é realizada, conseguimos dobrar o nosso número de leitos, mantendo nossa hotelaria com uma diária média atrativa. Alagoas hoje é um case de sucesso quando se fala em estratégia de promoção do destino", comemora Cedrim.

"O turismo é um grande gerador de emprego e renda, além de promover a inclusão social. Por isso que o governador tratou o turismo como uma de suas prioridades, pois este segmento movimenta a economia e transforma a vida das pessoas, seja do empresário ao pequeno trabalhador", afirmou Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo.

Balanço

Além da climatização, considerada pela secretária de Estado do Turismo uma das grandes entregas da gestão de Teotonio Vilela Filho, Novis aproveitou a oportunidade para fazer um rápido balanço das ações e conquistas do turismo nos últimos oito anos.

Durante o seu pronunciamento destacou a chegada dos 20 novos hotéis e 27 novas pousadas em Alagoas, ressaltando que a grande maioria dos empreendimentos foram realizados por empresários alagoanos, demonstrando o quanto o trade acreditou na gestão. O resultado desses investimentos foi o crescimento no número de leitos – que quase dobrou nessa gestão – mais de 33 mil.

Destacou também a criação da Alça da Flamenguinha, diminuindo o percurso em até 40 minutos de quem chega no Aeroporto em direção ao Litoral Norte. Além da Rota Ecológica dos Milagres que facilitará o acesso do roteiro das pousadas de charme. Ainda na infraestrutura, Novis falou da duplicação da AL 101-Sul, que ajudou a desenvolver outras regiões do Estado.

A formatação do produto Caminhos do São Francisco, através do Projeto de Dinamização São Francisco, foi uma das grandes conquistas do turismo, regionalizando o turismo em Alagoas. O fluxo de visitantes, que triplicou nos últimos oitos anos, e o crescimento dos voos regulares e voos charters para a temporada foram ainda lembrados pela secretária.

 

A solenidade de inauguração contou ainda com a presença de Raquel Tenório, secretária adjunta de Estado do Turismo; Marcos Vieira, superintendente do Sebrae/AL; Afrânio Lages Filho, presidente da Abava/Al; Mauro Luna Vasconcelos, presidente da ABIH-AL; Flávio Gomes de Barros, presidente da Abrajet; Paula Sarmento, diretora da MEP Eventos; Carlos Nogueira Gatto, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Similares; Francisco Holanda Filho, presidente da Câmara Municipal de Vereadores e Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió.

 

Teotonio Vilela: "Todos nós sabemos a força que o turismo tem e não tenho dúvidas que este é o setor mais forte para a economia do Estado" (Foto: Neno Canuto)