Corpo de Bombeiros alerta para comercialização ilegal de fogos de artifício

Nas festas de fim de ano é comum a utilização de fogos de artifícios, mas alguns cuidados são essenciais para comercializar os artefatos e evitar acidentes. Por isso, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar têm seguido as diretrizes da Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL) para fiscalizar os pontos de venda e orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados.
Para comercializar fogos de artifício é necessário que o proprietário encaminhe o projeto contra incêndio e pânico para o Corpo de Bombeiros. Feito isso, será realizada uma análise e vistoria do local onde serão comercializados os artefatos. Após a vistoria, os bombeiros poderão emitir uma certificação temporária liberando a venda.
Segundo o diretor de atividade técnicas do CB/AL, tenente-coronel Germano Lopes da Silva, no estabelecimento são exigidos itens previstos na legislação contra incêndio e pânico, como extintores e placa de sinalização. "Alguns procedimentos preventivos são fundamentais para evitar acidentes, como queimaduras, laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto", lembra o diretor.
Os comerciantes que descumprirem as determinações são abordados, advertidos e recebem as orientações dos bombeiros para se adequar as normas previstas em lei. Caso sejam reincidentes, podem responder civil e penalmente, além de ter o material comercializado apreendido. No momento da venda o consumidor deve receber as devidas orientações para o manuseio dos fogos. A venda para menores de 18 anos é proibida.
Informação anônima
O serviço do Disque Denúncia Integrado 181 da Defesa Social está recebendo informações sigilosas de pessoas que estão denunciando a comercialização de fogos de artifícios em locais impróprios e de forma ilegal.
Últimas notícias

Reconciliação impossível? Zé Felipe toma atitude radical após fim com Virgínia

Lula sanciona lei que combate 'adultização' de crianças na internet

Corpo encontrado em Tesla do cantor D4vd era de garota de 15 anos, diz polícia

Casal faz bebê de 'mochila' em garupa de moto em SC e cena causa revolta na web

Caminhão carregado com água mineral capota no bairro do Jacintinho, em Maceió

Concurso vai eleger o melhor pão francês de Alagoas; saiba como participar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
