Educação

Luciano Barbosa defende participação popular na educação estadual

Por Redação com assessoria 06/01/2015 07h07
Luciano Barbosa defende participação popular na educação estadual

Luciano Barbosa, vice-governador e secretário estadual de Educação disse que a pasta que acabou de assumir é tão importante que o governador Renan Filho designou seu vice-governador para comandá-la. "Isso me enche de orgulho e de responsabilidade, pois sei do enorme desafio que tenho pela frente ", acrescentou.

Para ele, os desafios da pasta são muitos, mas a vontade trabalhar e a esperança em dias melhores são ainda maiores. "Por isso, estou certo de que vamos conseguir superar as dificuldades e fazer uma gestão em busca da qualidade do ensino público", concluiu, acrescentando que, para isso, vai dialogar permanentemente com os servidores e seus órgãos representativos, a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

Metas

Entre as metas da sua gestão, Barbosa destacou a melhoria das escolas, o fortalecimento da parceria com os municípios e a valorização dos professores e das entidades de controle social, a exemplo dos conselhos escolares, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da merenda escolar.

Ele também falou das ações que serão empreendidas para o fortalecimento do ensino na rede pública alagoana.

"No Ensino Fundamental, por exemplo, temos muitas ações a serem executadas, dentre elas, a alfabetização das crianças na idade certa e o combate à repetência e à evasão escolar", disse.

Já no Ensino Médio, o objetivo é trabalhar a implantação do ensino em tempo integral, com os alunos estudando uma profissão no contraturno de suas aulas. "Queremos um Ensino Médio que enfatize o protagonismo juvenil e que propicie uma nova perspectiva aos estudantes, com possibilidade de acesso ao primeiro emprego", lembrou o secretário.

Barbosa informou ainda que buscará parcerias com as universidades públicas e privadas, para transformar a educação de Alagoas em um grande laboratório de projetos. "Vamos precisar da ajuda de todos, principalmente das cabeças pensantes, dos intelectuais, dos educadores para que possamos mudar a realidade educacional do estado", reafirmou o secretário.