Ex-secretário municipal de Educação de Maceió é denunciado pelo MPF
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) ofereceu denúncia contra o ex-secretário Municipal de Educação, Nilton Tadeu Lira Neto, por dispensa de licitação indevida e impedimento de competição justa na contratação de serviços de merenda escolar e obras de reforma em escolas municipais.
Além dele, também estão sendo denunciados: a ex-coordenadora de Engenharia da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Oliveira; o sócio-gerente da empresa Construtora Borges&Santos, José Carlos Borges; e o sócio-gerente da empresa MCG Construções e Serviços Ltda., Danilo Accioly Neto.
De acordo com o que apurou o órgão ministerial, em vez de ter utilizado a modalidade de licitação para as referidas contratações – conforme os limites previstos no artigo 23 da Lei nº 8.666/93 –, Tadeu Lira teria utilizado, durante a gestão 2007-2008, no Município de Maceió/AL, recursos públicos federais provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) – cujo valor total foi de R$ 1.317.822,57.
O MPF/AL também denuncia o ex-secretário por direcionamento em contratações – o que contraria o caráter competitivo do procedimento licitatório. Há evidências de que, para isso, o ex-gestor da pasta teria contado com o suporte de Luciana Oliveira, José Carlos Borges e Danilo Accioly Neto.
Quanto ao direcionamento de contratação da Construtora Borges & Santos, a Secretaria de Educação alega que a escolha foi feita por esta ser a única empresa a possuir a tecnologia designada: o sistema construtivo Concreto-PVC. Porém, o Ministério Público não encontrou justificativa plausível para a adoção desse tipo de tecnologia na execução das obras.
Penalidade – Na denúncia, de autoria do procurador da República Leandro Mitidieri, o MPF/AL requer que os acusados sejam condenados de acordo com o Art. 90 da Lei nº 8.666/93, que prevê multa e detenção de dois a quatro anos. Ademais, para o ex-secretário municipal de Educação, pesam ainda o Art. 89 da Lei nº 8.666/93 e o Art. 69 do Código Penal Brasileiro.
Últimas notícias
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
