Ex-secretário municipal de Educação de Maceió é denunciado pelo MPF

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) ofereceu denúncia contra o ex-secretário Municipal de Educação, Nilton Tadeu Lira Neto, por dispensa de licitação indevida e impedimento de competição justa na contratação de serviços de merenda escolar e obras de reforma em escolas municipais.
Além dele, também estão sendo denunciados: a ex-coordenadora de Engenharia da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Oliveira; o sócio-gerente da empresa Construtora Borges&Santos, José Carlos Borges; e o sócio-gerente da empresa MCG Construções e Serviços Ltda., Danilo Accioly Neto.
De acordo com o que apurou o órgão ministerial, em vez de ter utilizado a modalidade de licitação para as referidas contratações – conforme os limites previstos no artigo 23 da Lei nº 8.666/93 –, Tadeu Lira teria utilizado, durante a gestão 2007-2008, no Município de Maceió/AL, recursos públicos federais provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) – cujo valor total foi de R$ 1.317.822,57.
O MPF/AL também denuncia o ex-secretário por direcionamento em contratações – o que contraria o caráter competitivo do procedimento licitatório. Há evidências de que, para isso, o ex-gestor da pasta teria contado com o suporte de Luciana Oliveira, José Carlos Borges e Danilo Accioly Neto.
Quanto ao direcionamento de contratação da Construtora Borges & Santos, a Secretaria de Educação alega que a escolha foi feita por esta ser a única empresa a possuir a tecnologia designada: o sistema construtivo Concreto-PVC. Porém, o Ministério Público não encontrou justificativa plausível para a adoção desse tipo de tecnologia na execução das obras.
Penalidade – Na denúncia, de autoria do procurador da República Leandro Mitidieri, o MPF/AL requer que os acusados sejam condenados de acordo com o Art. 90 da Lei nº 8.666/93, que prevê multa e detenção de dois a quatro anos. Ademais, para o ex-secretário municipal de Educação, pesam ainda o Art. 89 da Lei nº 8.666/93 e o Art. 69 do Código Penal Brasileiro.
Últimas notícias

STF autoriza Globo a encerrar afiliação com TV Gazeta de Alagoas

Vacinação antirrábica acontece neste sábado (27) em Girau do Ponciano

Renan Filho anuncia R$ 41 milhões para a nova BR-349 em Alagoas e vistoria obras da ponte Penedo

Suspeito de envolvimento em ataque a escola no Ceará é preso

Incêndio destrói cômodo de residência no Trapiche da Barra, em Maceió

JHC participa de encerramento do 2º Fest Sport e ressalta crescimento da educação em tempo integral
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
