Usuários do CAPS de Lagoa da Canoa caem na folia com o Bloco ?Doido Pra Ser Feliz?
Alegria, descontração e, principalmente, um grito forte na luta contra o preconceito marcaram o desfile do bloco carnavalesco "Doido Pra Ser Feliz", que arrastou dezenas de usuários do CAPS de Lagoa da Canoa na manhã desta quinta-feira (12).
O bloco, que desfilou pelo terceiro ano consecutivo, foi organizado pela equipe técnica do CAPS e contou com o total apoio do prefeito Álvaro Melo (PMDB) e da Secretaria Municipal de Saúde.
A concentração dos foliões deu-se em frente ao CAPS. Em seguida o desfile percorreu as principais ruas da cidade, com parada na Secretaria de Saúde e chegada na praça da Prefeitura, no Centro da cidade.
O bloco "Doido Pra Ser Feliz" surgiu pela necessidade de se quebrar o paradigma do preconceito contra o usuário de saúde mental, como forma de reinseri-los na sociedade que, muitas vezes, cria um pensamento preconceituoso e até perverso com os usuários, não os aceitando como sujeitos de direito dentro da sociedade e os excluindo de tudo.
"Pelo terceiro ano consecutivo o bloco prega que a única coisa pelo qual os usuários são de fato "doidos" é pela felicidade. Por isso o nome Doido Pra Ser Feliz", afirmou a assistente social do CAPS, Larissa Santos Melo.
Atualmente, o CAPS de Lagoa da Canoa é responsável pelo atendimento de 168 usuários.
Entre as foliãs mais animadas estavam a secretária municipal de Saúde, Katia Betina, a diretora do CAPS, Ana Rodrigues, representantes do Núcleo de Promoção da Saúde, Nasf e demais servidores. Por conta de outros compromissos, o prefeito Álvaro Melo não pôde estar presente, mas foi representado pelo filho Alair Melo.