Na Mídia

Bahia abre festa de 30 anos do axé

Por Assessoria 13/02/2015 12h12
Bahia abre festa de 30 anos do axé
- Foto: Reprodução

Com o tema "30 anos de Axé", Salvador abriu oficialmente seu Carnaval na noite desta quinta-feira (12), no circuito Campo Grande -- considerado o mais popular da cidade. O veterano Luiz Caldas abriu a festa com "Fricote", música marco do início do ritmo.

"É uma honra para mim. Estou com o coração cheio de alegria porque são 30 anos e não somente 30 dias. Estamos comemorando um gênero musical que é genuinamente baiano", declarou o músico. Entre os convidados para a festa, estavam o governador do estado, Rui Costa, o prefeito da cidade, Antônio Carlos Magalhães Neto e a rainha do axé music Daniela Mercury.

"A poesia do povo e das ruas fez nascer esse gênero e faz desse o melhor lugar do mundo para comemorar esses 30 anos. Estou na nossa casa. Todos somos filhos desse lugar e projetamos essa nossa cultura. É muita autoestima, fortalecimento e um sentimento de 'pertencimento' e de brasilidade", discursou a cantora.

Questionada pelo UOL se acredita que o axé esteja perdendo forças em sua fase 'balzaquiana', Daniela discordou e afirmou que o ritmo sempre será um grande sucesso no país.

"O axé pode estar passando por uma fase em que se descobrem menos talentos, mas sempre vai ser um ícone da música popular brasileira. Sempre será uma música típica tupi-guarani. Se a gente somar os discos vendidos por mim, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, É o Tchan! e tantos outros ícones, você vai perceber que o axé nunca morreu e nunca morrerá."

Aproveitando a presença dos líderes políticos, um pequeno grupo de populares, em sua maioria mulheres, fez um protesto pedindo moradia e respeito aos negros na cidade.

Ainda em Campo Grande foi apresentado ao povo a corte do Carnaval soteropolitano 2015, liderada pelo Rei Momo Alan Nery. "Espero que venham mais 30, 60 anos e com essa celebração com todos os artistas da terra. Estou muito feliz em poder participar disso. A onda é curtir com moderação, com respeito ao próximo, à diversidade, à sexualidade, a tudo, porque o Carnaval da Bahia é isso", disse ele que é nascido em Lauro de Freitas, mas que não vê problemas em reinar em Salvador porque "o Carnaval é uma festa de todos".