Brasil

Chuvas colocam bairros da capital paulista em estado de atenção

Por 7 Segundos com Agência Brasil 25/02/2015 21h09

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo informou há pouco que chuvas fortes atingem a zona oeste, na região de Pinheiros, área que foi colocada em estado de atenção a partir das 15h30, assim como a Marginal Pinheiros e todos os bairros da zona sudeste e região central. Na zona leste, as chuvas se alternam entre moderada e forte intensidade e atingem principalmente os bairros de Itaquera, São Miguel, Penha e Vila Prudente. Na zona norte, chuva forte atinge parte do bairro Perus.

De acordo com a equipe de meteorologia do CGE, o tempo permanece bastante instável no decorrer das próximas horas. A precipitação ainda deve se espalhar para outros pontos da cidade e, por conta do elevado volume de chuvas, há potencial para a formação de alagamentos e enchentes de rios e córregos.

Moradores dos bairros de Vila Matilde, Vila Maria, Consolação e Ipiranga informaram a ocorrência de granizo, segundo o CGE, que também registrou rajadas de vento, às 14h, de 48,2 quilômetros por hora (km/h) no Mirante de Santana; e às 15h, no Aeroporto de Congonhas (48,2 km/h) e no Aeroporto de Cumbica (31,5 km/h).

Devido às fortes chuvas, a operação da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi interrompida às 15h15 por tempo indeterminado devido a alagamentos entre o trajeto das estações Brás e Santo André. Segundo a CPTM, foi acionada a Operação Paese, para fazer a conexão de ônibus entre as estações Brás e São Caetano do Sul.

Segundo as previsões do CGE, a quinta-feira (26) terá sol e temperaturas em elevação na capital paulista, com temperatura mínima oscilando em torno dos 21ºC e a máxima, 32ºC. Pancadas de chuvas podem ocorrer entre o final da tarde e o início da noite.

Na sexta-feira (27), o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. Os termômetros devem variar entre mínima de 20ºC e máxima de 32ºC. A umidade relativa do ar pode atingir valores em torno dos 40%. Entre o final da tarde e o início da noite, retornam as condições para ocorrência de chuvas de verão.