Sesau fará Plano de Ação para evitar reintrodução do sarampo em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) terá um Plano de Ação para evitar a reintrodução do sarampo em Alagoas, que há 15 anos não registra nenhum caso da doença. O primeiro passo para a elaboração ocorreu nesta quarta-feira (18), durante uma reunião entre técnicos do Ministério da Saúde (MS), do Estado e da I Região de Saúde, que compreende 12 municípios, entre eles Maceió.
A proposta de elaborar o Plano de Ação acontece porque o Estado de Pernambuco – que está na linha limítrofe com Alagoas –, registrou 224 casos de sarampo em 2013. Como se não bastasse, o Ceará, também integrante da Região Nordeste, notificou 756 casos da doença somente no ano passado.
De acordo com a gerente do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau, Claudeane Nascimento, inicialmente será viabilizado um Plano de Ação piloto para I Região de Saúde. Em seguida, o projeto será expandido para as demais regiões.
"Mesmo não tendo o registro de casos em Alagoas desde 2000, temos que ficar atentos. Como o vírus está circulando na região Nordeste, há a possibilidade de pessoas infectadas visitarem o Estado, reintroduzindo a doença", alertou Claudeane Nascimento.
Cobertura Vacinal
A gerente do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau ressaltou, no entanto, que Alagoas possui uma cobertura vacinal satisfatória. "Em 2014 a vacinação da Tríplice Viral chegou a 104,7%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%", informou.
Presente à reunião, a técnica do Ministério da Saúde, Gisele Siqueira, informou que o Plano de Ação deve contemplar a capacitação dos profissionais da área da saúde. "Mas é importante que todas as autoridades fiquem atentas também a doenças como rubéola, caxumba e varicela, conhecidas como exantemáticas", salientou.
Últimas notícias

Após várias advertências, Prefeitura de Penedo apreende pescados impróprios na feira livre

"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Eventos modificam trânsito da capital neste fim de semana

Videomonitoramento ajuda Guarda Civil a prender homem após agressão contra mulher em Palmeira

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil

‘Justiça não é tola, mas exige indícios’, diz defesa de Bolsonaro em resposta a Moraes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
