Educação

Alunos fazem protesto em Arapiraca reivindicando transporte escolar

Por Redação 20/03/2015 12h12
Alunos fazem protesto em Arapiraca reivindicando transporte escolar
- Foto: Claúdio Roberto

Na manhã desta sexta-feira (20) alunos da Escola Professora Isaura Antonia Lisboa (Epial), realizaram um protesto pelas principais ruas de Arapiraca. Com faixas e cartazes os alunos exigiam uma definição sobre o transporte escolar estadual. 

No inicio desse ano o secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, suspendeu todos os contratos das empresas que faziam o transporte escolar da rede estadual e inciou um novo processo de cadastramento das empresas que vão fazer parte de licitação para o transporte público. 

Além disso o processo  de municipalização do ensino fundamental II, do 6º ao 9º, que agora passaria a ser de responsabilidade do município dificultou ainda mais a questão do transporte escolar. Alguns municípios alegam não terem condição de assumirem esses gastos.

O maior prejudicado nessa situação é o alunado, muitos deles estão andando a pé ou deixando de frequentar a sala de aula por não ter condições de pagar passagem de ônibus. 

Segundo alguns pais de alunos, com a paralisação dos transportadores escolares, eles estão sendo obrigados a pagar R$ 8 reais por dia para seus filhos se deslocarem de casa até a zona rural.
“Eu tenho três filhos estudando e não posso pagar por dia, a quantia de R$ 24,00, sou um assalariado. Meus filhos tiveram que parar de estudar”, desabafou um pai de aluno.