TRE/AL inocenta Juliana Kummer, esposa de ex-prefeito de Traipu
Por maioria de votos, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), durante sessão realizada na tarde desta segunda-feira (22), deu provimento ao recurso interposto por Juliana Kummer dos Santos e Carmelita Marques Santos, reformando a sentença de 1º grau e absorvendo-as da acusação de terem cometido crime de corrupção eleitoral na eleição municipal de 2008, no município de Traipu.
De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), Carmelita Marques Santos recebeu em sua casa a visita de Juliana Kummer, esposa do então candidato cargo de prefeito no município de Traipu, Marcos Santos. O objetivo da visita seria entregar uma cesta básica em troca do voto de Carmelita. Uma vizinha de Carmelita teria constato a entrega do produto, na véspera do pleito.
Juliana Kummer foi condenada em 2012, em sentença proferida pelo juiz eleitoral, à pena de três anos de reclusão e ao pagamento de multa pela prática do crime de corrupção eleitoral. A eleitora, Carmelita Marques Santos, foi condenada com base no mesmo crime, à pena de dois anos de reclusão e ao pagamento de multa.
“ Não colho do acervo probatório produzido elementos contundentes de que tenha sido oferecido, entregue ou prometido algum bem ou vantagem a eleitor em troca de voto. Como se vê no processo, não há provas consistentes de que a senhora Carmelita, ou sua filha, tenham recebido algum bem ou vantagem, ou tenham aceitado promessa de doação em troca de seu voto”, destacou a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, relatora do recurso, em seu voto.
A desembargadora enfatizou ainda, em seu voto, que as provas são insuficientes para ensejar a condenação penal de Juliana Kummer e da eleitora. “Não está provado, de maneira irrefutável, a autoria e materialidade dos delitos de corrupção eleitoral ativa e passiva descritos na denúncia”, concluiu.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
