Desenvolve estuda criação de linha de crédito para implantação de energia a gás
O diretor-presidente da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, Antonio Pinaud, propôs, nesta terça-feira, 24, a criação de uma linha de crédito específica para empresas instaladas em Alagoas que permita um acesso facilitado a energia produzida pelo gás natural, produzido pela Companhia de Gás de Alagoas, Algás.
Pinaud conversou com o diretor Técnico e Comercial da Algás, Antonio Carlos Mesquita Dória, e com gerente Comercial da companhia, Fábio Sousa. Com enfoque em uma política socioambiental, a iniciativa aponta para a diminuição da utilização dos recursos hídricos, responsável pela maior parcela da energia elétrica gerada no país, e que atravessa uma crise, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Aproximando da realidade de Alagoas, a parceria permitirá que as grandes indústrias instaladas no Estado passem a funcionar com energia própria gerada a partir do gás natural.
O diretor-presidente da Desenvolve defende a criação de uma linha de crédito específica para que as indústrias do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, no Tabuleiro do Martins. A ideia é de que as empresas passem a diminuir sua utilização de energia hidrelétrica, adotando uma prática que corrobore com o momento vivido pelo Brasil, onde energias alternativas favoreçam atitudes de responsabilidade social.
"Nosso papel é estudar, sugerir, criar e liberar linhas de crédito que ajudem o Estado de Alagoas a alavancar de modo social, econômico e, também, ambientalmente. Por isso, possibilitar um financiamento onde o gás natural seja uma alternativa, através de cogeração, de eletricidade, dá sentido ao trabalho da Desenvolve", destacou Pinaud.
O que é cogeração?
A cogeração é o processo que permite a produção simultânea de energia elétrica a partir de uma única fonte de combustível – o gás natural, com mais eficiência e custos mais atrativos para o usuário.
Para a indústria, o comércio e o meio ambiente há inúmeras vantagens, entre elas, maior continuidade operacional e melhor qualidade de energia, curto prazo para implantação dos projetos e baixa emissão de poluentes, graças a uma combustão mais limpa e eficiente.
Outros projetos
Durante a reunião, os representantes da Desenvolve e da Algás trataram também de uma linha de crédito para que os empresários da indústria panificadora possam aderir à utilização de gás natural. A intenção segue o mesmo pensamento do trabalho com as empresas maiores, que visa a diminuição da poluição ambiental, e a segurança, quando se trata da queima de lenha ou de briquetes (material feito a partir da compactação da lenha anteriormente utilizada).
A ideia, segundo Fábio Leão, diretor de Projetos e Desenvolvimento da Desenvolve, é "massificar a utilização do gás natural entre os empresários deste setor, criando e liberando uma linha de crédito que atenda às suas expectativas financeiras e de prazo".
Somente em Maceió, segundo dados da Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas, existem cerca de 900 panificadoras e, em todo o Estado, 1.700.
Ainda na ocasião, foi reiterada a parceria entra as organizações para dar continuidade ao projeto de reconversão dos kits de gás veicular, com a liberação de linhas de crédito pela Desenvolve para os taxistas da capital alagoana.
A intenção, de acordo com Fábio Leão, é, em breve, expandir o mesmo benefício aos taxistas da segunda maior cidade de Alagoas: Arapiraca.
"Vamos ampliar a prestação deste serviço, mas com vistas a critérios de segurança onde os profissionais só poderão realizar a conversão para gás em seus táxis com Convertedoras certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)", concluiu diretor de Projetos e Desenvolvimento da Desenvolve.
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
