Confirmado: Alagoas tem mosquito transmissor da malária
A assessoria de comunicação da Sesau confirmou a presença do mosquito transmissor da malária em Alagoas mas ressaltou que a espécie Anopheles só oferece perigo se ele estiver com o vetor.
O diretor de vetores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Carlos Fernando Santos, havia divulgado na tarde desta quinta-feira (26) após o Ministério da Saúde divulgar dados que apontam a presença do mosquito no estado. Mas apesar da confirmação Carlos Fernando afirmou que a doença está controlada e não há riscos de surto em Alagoas.
Para a transmissão da malária o mosquito precisaria entrar em contato com um paciente infectado com a doença, mas como o único paciente identificado com a doença em Alagoas está isolado.
Caso de malária
Agildo Pereira de Araújo, de 34 anos, é um alagoano que estava em Moçambique, na África. No último dia 19 de março ele retornou a Alagoas já contaminado com malária. Dois dias depois começou a sentir os sintomas da doença e foi internado no Hospital Escola Hélvio Auto, em Maceió. O estado de saúde dele é gravíssimo.
Malária
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários e transmitida pela fêmea infectada do mosquito. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente. Está presente em mais de 80 países, a grande maioria localizada na faixa tropical do continente africano (regiões localizadas abaixo do Deserto de Saara).