Programa de coleta seletiva é lançado para pôr fim aos lixões em Alagoas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou, na manhã desta segunda-feira (30), o programa de coleta seletiva e o website (www.residuossolidos.al.gov.br) voltado para a política de resíduos sólidos. O lançamento aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que recebeu secretários de meio ambiente, prefeitos e representantes dos consórcios públicos.
O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, explicou que a coleta seletiva vai contribuir efetivamente com os municípios porque o Estado vai trabalhar a questão da educação ambiental, um mecanismo importante para dar o tratamento adequado ao lixo orgânico e reciclável que é produzido.
"Educação ambiental está inserida dentro da coleta seletiva porque é a base desta política pública. Antes mesmo de falar em construção de aterros sanitários, haveria a necessidade de dialogar com os municípios sobre a educação ambiental. O Estado está recuperando este trabalho que já deveria ter sido implantado em Alagoas", justificou Alexandre Ayres.
O secretário assegurou aos gestores municipais que o Estado atuará como um parceiro, empenhado na eliminação dos lixões em Alagoas. "É determinação do governador Renan Filho dar aos municípios alagoanos apoio na construção dos aterros sanitários. Sabemos o quanto é difícil construir e manter um aterro, no entanto, será preciso empenho das prefeituras e do governo colocar este planejamento em prática", destacou Ayres.
Após a explanação do secretário de Meio Ambiente, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, Marcius Beltrão, assinou o termo de adesão do programa relativo à coleta seletiva. O Conisul tem entre seus associados 14 municípios. As prefeituras interessadas em aderir ao programa devem procurar a Semarh.
Website
Com o propósito de sanar dúvidas e contribuir com o planejamento da política de resíduos sólidos no Estado, a Semarh lançou nesta segunda-feira o website com esta temática.
A diretora de Planejamento da Semarh, Elaine Melo, explicou qual o objetivo do site e como a sociedade conseguirá informações.
"Este instrumento servirá como forma de acompanhamento das ações e atividades de gestão e gerenciamento de resíduos em todo estado. A sociedade poderá acompanhar a elaboração de programas e projetos, além de saber como estão sendo executados, podendo ficar mais próximos das discussões dos planos de gestão e de gerenciamento", informou Elaine Melo.
Um mapeamento das regiões em Alagoas foi realizado pela Semarh para saber como está sendo descartado o resíduo que é produzido. A partir destas informações, é possível trabalhar a questão da conscientização ambiental. Para conhecer o website basta acessar www.residuossolidos.al.gov.br.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
