Programa de coleta seletiva é lançado para pôr fim aos lixões em Alagoas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou, na manhã desta segunda-feira (30), o programa de coleta seletiva e o website (www.residuossolidos.al.gov.br) voltado para a política de resíduos sólidos. O lançamento aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que recebeu secretários de meio ambiente, prefeitos e representantes dos consórcios públicos.
O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, explicou que a coleta seletiva vai contribuir efetivamente com os municípios porque o Estado vai trabalhar a questão da educação ambiental, um mecanismo importante para dar o tratamento adequado ao lixo orgânico e reciclável que é produzido.
"Educação ambiental está inserida dentro da coleta seletiva porque é a base desta política pública. Antes mesmo de falar em construção de aterros sanitários, haveria a necessidade de dialogar com os municípios sobre a educação ambiental. O Estado está recuperando este trabalho que já deveria ter sido implantado em Alagoas", justificou Alexandre Ayres.
O secretário assegurou aos gestores municipais que o Estado atuará como um parceiro, empenhado na eliminação dos lixões em Alagoas. "É determinação do governador Renan Filho dar aos municípios alagoanos apoio na construção dos aterros sanitários. Sabemos o quanto é difícil construir e manter um aterro, no entanto, será preciso empenho das prefeituras e do governo colocar este planejamento em prática", destacou Ayres.
Após a explanação do secretário de Meio Ambiente, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, Marcius Beltrão, assinou o termo de adesão do programa relativo à coleta seletiva. O Conisul tem entre seus associados 14 municípios. As prefeituras interessadas em aderir ao programa devem procurar a Semarh.
Website
Com o propósito de sanar dúvidas e contribuir com o planejamento da política de resíduos sólidos no Estado, a Semarh lançou nesta segunda-feira o website com esta temática.
A diretora de Planejamento da Semarh, Elaine Melo, explicou qual o objetivo do site e como a sociedade conseguirá informações.
"Este instrumento servirá como forma de acompanhamento das ações e atividades de gestão e gerenciamento de resíduos em todo estado. A sociedade poderá acompanhar a elaboração de programas e projetos, além de saber como estão sendo executados, podendo ficar mais próximos das discussões dos planos de gestão e de gerenciamento", informou Elaine Melo.
Um mapeamento das regiões em Alagoas foi realizado pela Semarh para saber como está sendo descartado o resíduo que é produzido. A partir destas informações, é possível trabalhar a questão da conscientização ambiental. Para conhecer o website basta acessar www.residuossolidos.al.gov.br.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
