Via Sacra encerra as atividades lúdicas da Pestalozzi em Arapiraca
A Associação Pestalozzi de Arapiraca encerrou nesta terça, 31, o cronograma de atividades alusivas à Páscoa com a encenação da via sacra, na escola da instituição. As ações que iniciaram no dia 25 com “oficinas lúdicas” no Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual - conhecido como Clínica da Pestalozzi e envolveu os setores de Serviço de Atendimento Neurossensorial – SAN, Serviço de Estimulação Precoce – SEP e Serviço de Atendimento ao Autista – SAN. Ao todo duzentos pacientes participaram das oficinas que visaram a integração da clientela com deficiências neurológicas e intelectuais no contexto das celebrações pascais.
Os pacientes do SEP com menos de um ano de idade até três anos foram estimulados por pinturas e colagens para incentivar a percepção de cores e texturas. O SAN e o SAUT realizaram oficinas de confecção de ovos de chocolate com o objetivo de estimular a atividade motora, além do olfato e paladar. A socialização foi outro ponto forte a ser trabalhado pela equipe multidisciplinar da Pestalozzi.
Na escola da instituição os ensaios para a apresentação da via sacra foram iniciados na primeira semana de março após o horário do recreio. Segundo Yagre Silva, diretora do Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado – SAPE (também conhecido como escola da Pestalozzi), “a alto estima dos alunos foi trabalhada desde o primeiro ensaio para que eles se identificassem como capazes, competentes, membros que fazem parte da sociedade”.
O SAPE atende a mais de cem crianças, adolescentes e adultos de Arapiraca e das regiões circunvizinhas na faixa etária entre nove e cinquenta anos de idade. A diretora do Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado também ressaltou o empenho dos profissionais que compõem a Associação Pestalozzi de Arapiraca, tanto na clínica como na escola, ao enfatizar que esse momento serviu para mostrar às famílias os avanços de cada paciente, de cada aluno e mostrar a interação entre clínica, escola, aluno e família para que pais e cuidadores possam valorizar mais seus filhos e parentes que possuem limitações .
Segundo a equipe multidisciplinar da Pestalozzi, a entrega dos profissionais ao projeto “Páscoa” foi gratificante por mostrar aos pacientes e alunos a capacidade que eles tem de realizar. Professoras e recreadoras também deram um brilho a mais ao encerramento das atividades lúdicas com a apresentação de uma peça teatral para os alunos do período da manhã, onde a moral da estória foi valorizar o perdão.
Os personagens chapeuzinho vermelho, a mãe de chapeuzinho, o lobo mau e o coelhinho da páscoa encantaram alunos, familiares e funcionários da instituição com um musical repleto de momentos de interação com o público. A recreadora Keully Nunes, narradora da peça, frisou que foram escolhidos para o musical personagens que fazem parte do imaginário coletivo das crianças e adolescentes para que a mensagem levada pudesse ser compreendida pelos alunos.
Na agenda da Pestalozzi atividades lúdicas fazem parte do cronograma da instituição para o próximo mês, entre elas: peça teatral alusiva ao Dia do Livro Infantil; oficinas voltadas à comemoração do Dia do Índio e do Dia de Tiradentes.
Últimas notícias
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
