Alagoas

Grupamento de Salvamento Aquático divulga balanço da Operação Verão

Por Redação 13/04/2015 10h10
Grupamento de Salvamento Aquático divulga balanço da Operação Verão
- Foto: Ascom

Em pouco mais de três meses de duração da Operação Verão (de 21 de dezembro de 2014 a 29 de março de 2015), o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) comemora os resultados estatísticos dos principais tipos de ocorrências atendidas pelo grupamento.

A unidade registrou 102 ocorrências, sendo 49 delas, ou 48,03%, de ocorrências de crianças perdidas que foram encontradas pelos guarda-vidas, o que representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado (35 ocorrências).

Para o tenente-coronel Walfrânio Bispo, o aumento do número desse tipo de ocorrências se dá pelo fato da ampliação da área de atuação dos militares.

“Como aumentamos o número de guarda-vidas para a Operação Verão com o apoio da Força Nacional, conseguimos expandir a nossa área de atuação. É natural que recebamos um número maior de ocorrências desse tipo devido ao grande número de banhistas nativos e turistas durante o verão”, explicou Bispo.

Também foram registrados 28 casos de salvamento em meio aquático, representando 26,47% dos casos atendidos pelos guarda-vidas. Uma redução significativa com relação a 2014 (40 casos de afogamento). O GSA ainda contabilizou 45 mil ações preventivas em meio aquoso, quando os banhistas são orientados sobre as regiões mais seguras para tomar banho ou quando os guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação para as crianças.

A ação beneficiou quase 20 mil cidadãos a mais que o mesmo período do ano passado.
Houve redução similar no número de ocorrências atendidas pelo GSA. Na operação de 2013/2014 foram registradas 111 ocorrências, contra 102 na operação deste ano. Registrando queda de 8,82%.

Os postos de guarda-vidas funcionaram diariamente nas praias de Guaxuma, Gunga, Barra de São Miguel, Francês, Pontal, Pajuçara, Jatiúca e Mirante da Sereia. Contou, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos. O CBM/AL ainda teve rondas terrestres entre as praias de Pontal e Cruz das Almas. Ao todo foram 119 guarda-vidas do CBM/AL mais 30 militares da Força Nacional.

Dicas

O CBMAL orienta a população alagoana e os turistas a terem cautela na hora de entrar no mar. Uma das principais orientações é de nunca nadar sozinho, pois isso dificulta o pedido de ajuda em caso de apuros. É recomendado não entrar no mar com a água acima do umbigo e após ingerir bebidas alcoólicas.

O banhista deve procurar um posto de guarda-vidas para saber o local mais seguro de tomar banho. As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.