Grupamento de Salvamento Aquático divulga balanço da Operação Verão
Em pouco mais de três meses de duração da Operação Verão (de 21 de dezembro de 2014 a 29 de março de 2015), o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) comemora os resultados estatísticos dos principais tipos de ocorrências atendidas pelo grupamento.
A unidade registrou 102 ocorrências, sendo 49 delas, ou 48,03%, de ocorrências de crianças perdidas que foram encontradas pelos guarda-vidas, o que representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado (35 ocorrências).
Para o tenente-coronel Walfrânio Bispo, o aumento do número desse tipo de ocorrências se dá pelo fato da ampliação da área de atuação dos militares.
“Como aumentamos o número de guarda-vidas para a Operação Verão com o apoio da Força Nacional, conseguimos expandir a nossa área de atuação. É natural que recebamos um número maior de ocorrências desse tipo devido ao grande número de banhistas nativos e turistas durante o verão”, explicou Bispo.
Também foram registrados 28 casos de salvamento em meio aquático, representando 26,47% dos casos atendidos pelos guarda-vidas. Uma redução significativa com relação a 2014 (40 casos de afogamento). O GSA ainda contabilizou 45 mil ações preventivas em meio aquoso, quando os banhistas são orientados sobre as regiões mais seguras para tomar banho ou quando os guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação para as crianças.
A ação beneficiou quase 20 mil cidadãos a mais que o mesmo período do ano passado.
Houve redução similar no número de ocorrências atendidas pelo GSA. Na operação de 2013/2014 foram registradas 111 ocorrências, contra 102 na operação deste ano. Registrando queda de 8,82%.
Os postos de guarda-vidas funcionaram diariamente nas praias de Guaxuma, Gunga, Barra de São Miguel, Francês, Pontal, Pajuçara, Jatiúca e Mirante da Sereia. Contou, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos. O CBM/AL ainda teve rondas terrestres entre as praias de Pontal e Cruz das Almas. Ao todo foram 119 guarda-vidas do CBM/AL mais 30 militares da Força Nacional.
Dicas
O CBMAL orienta a população alagoana e os turistas a terem cautela na hora de entrar no mar. Uma das principais orientações é de nunca nadar sozinho, pois isso dificulta o pedido de ajuda em caso de apuros. É recomendado não entrar no mar com a água acima do umbigo e após ingerir bebidas alcoólicas.
O banhista deve procurar um posto de guarda-vidas para saber o local mais seguro de tomar banho. As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
