Grupamento de Salvamento Aquático divulga balanço da Operação Verão
Em pouco mais de três meses de duração da Operação Verão (de 21 de dezembro de 2014 a 29 de março de 2015), o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) comemora os resultados estatísticos dos principais tipos de ocorrências atendidas pelo grupamento.
A unidade registrou 102 ocorrências, sendo 49 delas, ou 48,03%, de ocorrências de crianças perdidas que foram encontradas pelos guarda-vidas, o que representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado (35 ocorrências).
Para o tenente-coronel Walfrânio Bispo, o aumento do número desse tipo de ocorrências se dá pelo fato da ampliação da área de atuação dos militares.
“Como aumentamos o número de guarda-vidas para a Operação Verão com o apoio da Força Nacional, conseguimos expandir a nossa área de atuação. É natural que recebamos um número maior de ocorrências desse tipo devido ao grande número de banhistas nativos e turistas durante o verão”, explicou Bispo.
Também foram registrados 28 casos de salvamento em meio aquático, representando 26,47% dos casos atendidos pelos guarda-vidas. Uma redução significativa com relação a 2014 (40 casos de afogamento). O GSA ainda contabilizou 45 mil ações preventivas em meio aquoso, quando os banhistas são orientados sobre as regiões mais seguras para tomar banho ou quando os guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação para as crianças.
A ação beneficiou quase 20 mil cidadãos a mais que o mesmo período do ano passado.
Houve redução similar no número de ocorrências atendidas pelo GSA. Na operação de 2013/2014 foram registradas 111 ocorrências, contra 102 na operação deste ano. Registrando queda de 8,82%.
Os postos de guarda-vidas funcionaram diariamente nas praias de Guaxuma, Gunga, Barra de São Miguel, Francês, Pontal, Pajuçara, Jatiúca e Mirante da Sereia. Contou, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos. O CBM/AL ainda teve rondas terrestres entre as praias de Pontal e Cruz das Almas. Ao todo foram 119 guarda-vidas do CBM/AL mais 30 militares da Força Nacional.
Dicas
O CBMAL orienta a população alagoana e os turistas a terem cautela na hora de entrar no mar. Uma das principais orientações é de nunca nadar sozinho, pois isso dificulta o pedido de ajuda em caso de apuros. É recomendado não entrar no mar com a água acima do umbigo e após ingerir bebidas alcoólicas.
O banhista deve procurar um posto de guarda-vidas para saber o local mais seguro de tomar banho. As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
