Edufal inaugura nova unidade no Espaço Cultural
Na última sexta-feira (10), a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) abriu as portas de sua segunda extensão, localizada no Espaço Cultural Universitário, na praça Sinimbu. Na ocasião, nove títulos foram lançados, sete deles pela Editora e outros pelas editoras Hucitec e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais (IECPS).
A Extensão da Editora dá continuidade a uma das prioridades da atual gestão, que busca levar a Edufal além dos muros da Universidade e incentivar a produção de futuras publicações, aproximando a Editora dos mais diferentes públicos.
A cerimônia de inauguração da unidade da Editora reuniu o reitor e vice-reitora da Universidade, Eurico Lôbo e Rachel Rocha, a equipe da Edufal, conduzida pela diretora Stela Lameira, além dos autores e organizadores dos livros lançados e convidados.
Durante a solenidade, a professora Stela Lameira não escondeu a felicidade pela inauguração de mais um espaço de extensão da Edufal e, em seu discurso, agradeceu à gestão da Ufal e à equipe da Editora. “Estamos realizando um de nossos objetivos, o de levar a Edufal para ações extramuros. Estar no Espaço Cultural é estar em um local estratégico. É um polo de comunicação com a sociedade”, destacou.
A abertura desse novo espaço literário é motivo de satisfação para a aluna da graduação em dança da Ufal, Cleci Nascimento. “Era inviável para os estudantes dos cursos de arte do Espaço se deslocarem para a sede da Edufal. A abertura dessa nova livraria é importante tanto para a comunidade acadêmica, como para a sociedade”, avaliou.
Na cerimônia, a vice-reitora, Rachel Rocha, reforçou a importância da expansão dos limites físicos da Editora, além de oferecer mais um espaço de leitura à comunidade. “Tínhamos como um dos propósitos dessa gestão levar a Editora aos espaços mais distantes onde a Ufal chegou. A Edufal vem para dar vazão à produção de conhecimento e oferecer esses produtos à comunidade”, disse.
A vice-reitora destacou ainda a inauguração de mais uma extensão da Edufal até 2016, esta no Campus Arapiraca. “No final de 2014, a Edufal chegou ao Campus Sertão, em Delmiro Gouveia, e agora, ao Espaço Cultural. Nosso próximo passo será levar a Editora ao Campus Arapiraca”, revelou Rachel Rocha.
O reitor Eurico Lôbo agradeceu a presença do público e parabenizou a equipe da Edufal e o diretor do Espaço Cultural, Sérgio Onofre, por mais uma conquista para a Universidade. “É um momento de grande felicidade. Mesmo passando por um período de dificuldade no cenário brasileiro como um todo, nós temos a capacidade de investir em conhecimento. É ele que, efetivamente, transforma a sociedade”, disse.
Para o professor Sérgio Onofre, o novo espaço contribui para o enriquecimento na área da cultura. “A presença da Editora é fundamental para consolidar o projeto que chamamos de Espaço Cultural. Agora, nós reunimos várias esferas da cultura, com música, dança, teatro, ações de projeção de cinema e, agora, um local destinado à leitura”, reforçou.
O evento contou ainda com um coquetel para os convidados e apresentações culturais do Quarteto de Clarinetas, grupo contemplado pelo Programa de Iniciação Artística (Proinart), e dos músicos Sirleide Silva, vocalista, e Werbeth Pimentel ao violão, com um repertório de música popular brasileira.
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
