Coleta seletiva vai gerar renda nas comunidades
Uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura está mobilizando os moradores das comunidades rurais em projeto de coleta seletiva de lixo para geração de renda.
Na manhã desta quinta-feira (16), a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maryanne Vieira, esteve reunida primeiramente com as doceiras da Taboquinha.
O grupo de mulheres empreendedoras conquistou, no ano passado, em Maceió, um prêmio de reconhecimento por parte do Sebrae, pela iniciativa de produzirem bolos, doces e broas a partir de matéria-prima da própria região, como frutas da estação e raízes.
Também com o apoio da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, as mulheres empreendedoras vendem parte da produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea e para a merenda escolar do município.
Maryanne Vieira explicou que a reunião, ocorrida na sala de reuniões da capela de Nossa Senhora da Conceição, em Taboquinha, teve como objetivo a mobilização das pessoas, com a coleta seletiva para geração de renda.
A produtora e representante das Doceiras da Taboquinha, Maria Aparecida da Conceição, elogiou a iniciativa da gestão municipal, com o apoio das secretarias municipais.
Ela revelou que, durante o processo de produção de broas, bolos e doces, há um descarte de sacos de açúcar, leite e potes de margarina.
A coleta seletiva do lixo já é feita em parceria com algumas empresas de Arapiraca.
Maryanne Vieira adiantou que todo esse material será recolhido e encaminhado para a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara), que fará o trabalho de triagem do material para a produção de trabalhos artesanais e a geração de emprego e renda nas comunidades.
Últimas notícias
Azul é condenada a indenizar passageiro que chegou a Maceió com oito horas de atraso
Acidente entre BYD e caminhão provoca congestionamento na Fernandes Lima
Desemprego cai no Brasil e atinge menor taxa em 14 anos
Na Assembleia, Leonam foi o único a votar contra Otávio Lessa na Arsal
Japaratinga abre inscrições para 8º aulão preparatório para CNH
Presidente do PT quer entregar título de cidadão alagoano a André Janones
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
