Secult realiza ações na orla de Maceió em comemoração ao Dia do Índio
Encerrando as atividades em comemoração ao Dia do Índio, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou apresentações culturais indígenas, neste domingo (19), na orla de Maceió. Integrantes da tribo Kariri-Xocó mostraram suas danças tradicionais e artesanato típico da cultura indígena.
Na Tenda Cultural, os índios realizaram oficinas de artes com pintura corporal e confecção de cocás, e comercializaram seu artesanato. O grupo Dzubucuá, da etnia Kariri-xokó, apresentou o Toré e outros rituais.
"Para nós, o Toré significa paz e harmonia. Quando cantamos e dançamos, nos sentimos em paz com a natureza, com o mundo, com a sociedade", explicou o índio Ivanildo.
A aldeia da tribo Kariri-xokó, situada no município de Porto Real do Colégio, à margem do rio São Francisco, agrega mais de 4.500 indígenas. Segundo o líder do grupo, Yachykoran, que significa Grande Esperança, 35% da população da aldeia vive do trabalho de exposição e venda de artesanato.
A comunidade indígena realiza um trabalho de preservação cultural. "Na aldeia, realizamos um trabalho de preparação educacional. Nossas crianças estudam na escola da comunidade até a 6ª série, aprendendo cantos, dança, oficinas de pintura e cerâmica, para perpetuarem as nossas tradições", disse Yachykoran.
A pintura corporal e os adereços são a identidade do grupo indígena, caracterizando a hierarquia dentro da aldeia. A pequena Lela, de 5 anos, gostou de conhecer pessoalmente um índio. "A tiara deles é muito bonita e a dança também é muito legal", disse.
A secretária de Cultura Mellina Freitas destacou a importância do resgate da cultura indígena. “A comunidade indígena é rica em valores culturais. A preservação da cultura dos povos indígenas é fundamental também para o resgate das tradições e ritos da comunidade", afirmou Mellina Freitas.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
