Secult realiza ações na orla de Maceió em comemoração ao Dia do Índio

Encerrando as atividades em comemoração ao Dia do Índio, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou apresentações culturais indígenas, neste domingo (19), na orla de Maceió. Integrantes da tribo Kariri-Xocó mostraram suas danças tradicionais e artesanato típico da cultura indígena.
Na Tenda Cultural, os índios realizaram oficinas de artes com pintura corporal e confecção de cocás, e comercializaram seu artesanato. O grupo Dzubucuá, da etnia Kariri-xokó, apresentou o Toré e outros rituais.
"Para nós, o Toré significa paz e harmonia. Quando cantamos e dançamos, nos sentimos em paz com a natureza, com o mundo, com a sociedade", explicou o índio Ivanildo.
A aldeia da tribo Kariri-xokó, situada no município de Porto Real do Colégio, à margem do rio São Francisco, agrega mais de 4.500 indígenas. Segundo o líder do grupo, Yachykoran, que significa Grande Esperança, 35% da população da aldeia vive do trabalho de exposição e venda de artesanato.
A comunidade indígena realiza um trabalho de preservação cultural. "Na aldeia, realizamos um trabalho de preparação educacional. Nossas crianças estudam na escola da comunidade até a 6ª série, aprendendo cantos, dança, oficinas de pintura e cerâmica, para perpetuarem as nossas tradições", disse Yachykoran.
A pintura corporal e os adereços são a identidade do grupo indígena, caracterizando a hierarquia dentro da aldeia. A pequena Lela, de 5 anos, gostou de conhecer pessoalmente um índio. "A tiara deles é muito bonita e a dança também é muito legal", disse.
A secretária de Cultura Mellina Freitas destacou a importância do resgate da cultura indígena. “A comunidade indígena é rica em valores culturais. A preservação da cultura dos povos indígenas é fundamental também para o resgate das tradições e ritos da comunidade", afirmou Mellina Freitas.
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
