Arapiraquense lança projeto para implantar cardápios em braile em estabelecimentos
Já pensou ir a um restaurante e ter que ouvir o garçom ler todo o cardápio para que assim você pudesse escolher o que comer? É esse tipo de situação que milhares de deficientes visuais espalhados pelo Brasil precisam enfrentar diariamente, mesmo existindo uma lei que obriga bares, restaurantes e afins a disponibilizar pelo menos uma unidade de cardápio em braille.
Pensando nisso, o jovem arapiraquense Lucas Bruno de Farias, de apenas 20 anos, está com um projeto para implantar acessibilidade para aqueles que, assim como ele, tem algum tipo de deficiência. "O cardápio em braile é essencial para facilitar a vida de quem tem deficiência visual. Se chegamos num local onde não estamos habituados, não temos como saber o que é oferecido lá e acaba sendo bastante constrangedor ter que ficar perguntando ao garçom o tempo inteiro sobre o tipo de comidas e bebidas servidos", desabafou ele.
No último mês, o jovem realizou algumas visitas à bares e restaurantes de Arapiraca afim de incentivar os empresários a investirem nesse tipo de material e, segundo ele, a proposta está sendo bem aceita. "Muitos dos lugares que eu visitei já estavam procurando locais que realizassem esse tipo de impressão em braile, mas infelizmente é muito difícil encontrar aqui no nordeste. Para facilitar, eu estou oferecendo o trabalho completo para eles. Espero conseguir expandir isso para outras cidades também", informou.
O Projeto de lei que obriga bares e restaurantes a terem uma unidade de cardápio em braille foi aprovada em novembro do ano passado pelo Senado Federal e em seguida foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, mas a falha na divulgação acabou fazendo com que empresários a ignorassem.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
