SMTT sinaliza lombada na AL-220 em frente ao Hospital Chama
Em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), sinalizou na manhã desta segunda-feira (27), a lombada na AL-220, em frente ao Hospital Chama.
Com a supervisão do engenheiro de tráfego, Ricardo Lima, do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra), técnicos do Departamento de Trânsito (DT) realizaram a pintura da meia parte da lombada, no sentido dos veículos para que os condutores possam ver a sinalização nos períodos do dia e da noite.
A prefeita Célia Rocha (PTB) ressaltou a importância da parceria firmada entre estado e município para que as ações de trânsito na rodovia estadual sejam executadas de forma imediata.
"Com esta parceria os serviços são executados com rapidez, proporcionando mais segurança no trânsito daquela via para a população, principalmente para os que nela trafegam diariamente", frisou Célia Rocha.
O titular da SMTT, Ricardo Teófilo, tem participado de reuniões com representantes do DER de Alagoas no sentido de agilizar qualquer tipo de serviço que venha a ser feito pelo município na AL-220 ou outra rodovia estadual que passe pela cidade de Arapiraca.
"Temos conversado constantemente sobre essas ações que venham contribuir para a segurança de todos e que outras ações deverão ser feitas principalmente na AL-220 em que há vários bairros às margens desta rodovia", disse Ricardo Teófilo.
O serviço de sinalização foi executado nas lombadas que foram fixadas nas duas pistas da rodovia e seguem o padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Instalação de lombadas
A instalação de lombadas,chamadas também de ondulações transversais ou quebra-molas deve seguir os padrões estabelecidos pela Resolução Nº 39/1998.
O artigo 1º desta resolução destaca que a implantação de ondulações transversais e sonorizadores nas vias públicas dependerá de autorização expressa da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, podendo ser colocadas após estudo de outras alternativas de engenharia de tráfego, quando estas possibilidades se mostrarem ineficazes para a redução de velocidade e acidentes.
No artigo 3º a resolução apresenta os padrões das lombadas em dois tipos. O primeiro apresenta um tamanho padrão de 1,50 metros de cumprimento e altura de 0,08 metros. No segundo tipo de padrão, a resolução afirma que a lombada deve ter um cumprimento de 3,70 metros e altura de 0,10 metros.
Na sexta-feira (24) da semana passada, a SMTT retirou uma lombada feita pelos moradores da Rua Pedro Simon, no bairro Boa Vista, de forma irregular e sem algum tipo de padronização, inclusive nas placas de sinalização.
Para que uma lombada seja instalada em via pública é necessário que os moradores solicitem, por meio de ofício, à SMTT. Em seguida, técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra) irão fazer um levantamento e elaborar um estudo técnico para aprovar ou não o projeto.
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