Saúde

Ministro diz que vai apoiar construção do Polo de Biotecnologia

Por Redação com assessoria 07/05/2015 09h09
Ministro diz que vai apoiar construção do Polo de Biotecnologia
- Foto: assessoria

O médico cirurgião cardiovascular Hemerson Casado – que preside a Associação em Alagoas que leva o seu nome – e o diretor administrativo, Jailson Farias, apresentaram nessa quarta-feira (6), em Brasília, ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, o projeto de construção do Polo de Biotecnologia, orçado em R$ 1 bilhão, e que promete ser o primeiro do Nordeste. Na ocasião, eles também apresentaram as ações da instituição.

Entusiasta da iniciativa inovadora, o médico Hemerson Casado, que foi diagnosticado com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em agosto de 2012, doença degenerativa e progressiva, salientou que o complexo será um avanço para o Estado, já que se propõe a pesquisar e tratar as doenças raras e graves, que no mundo já atingem quase 500 milhões de pessoas.

 De acordo com ele, números do Ministério da Saúde apontam para 14 mil casos de portadores da ELA no Brasil, mas Hemerson Casado assegura que os dados são subnotificados, já que não há bancos oficiais com as estatísticas. "Não há em Alagoas e nem nos demais Estados brasileiros um Centro de Referência com esta finalidade, o que contribui para muitos morrerem sem diagnóstico e tratamento", advertiu.

O ministro Aldo Rebelo mostrou-se entusiasmado com a iniciativa pioneira e se comprometeu em discutir a pauta com sua equipe técnica. Rebelo garantiu ainda que vai buscar alternativas para viabilizar a aquisição do terreno que sediará o Polo, bem como se colocou à disposição para contribuir com a elaboração do projeto.

O diretor administrativo da Associação, Jailson Santos, afirmou que constam do projeto o Polo Tecnológico; Polo Industrial; Hospital Pediátrico; Hospital de Clínica e Centro de Reabilitação e Instituto de Neurociência. O médico ressaltou que investidores nacionais e internacionais, a exemplo da Inglaterra, Coreia do Sul, África do Sul, Arábia Saudita e Israel, já sinalizaram com o interesse no Polo e a meta é iniciar a construção em janeiro de 2016 com previsão de término para 2019.

O médico Hemerson Casado se reúne nesta quinta (7) com deputados federais Maurício Quintela e João Henrique Caldas com o intuito de conseguir emendas parlamentares que contribuam para a implantação do Polo. Participaram ainda da reunião com o ministro Aldo Rebelo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Jailson de Andrade; e secretário do deputado federal de Pernambuco (Mendonça Filho), João Antônio.