?Banco de Leite? dá orientações no shopping sobre aleitamento
Contemplando a quarta edição da Semana 100% Mamãe Bebê, a Prefeitura de Arapiraca levou até o Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges, nesta terça-feira (12), um estande expositivo sobre o Banco de Leite Humano.
Na oportunidade, foram dadas orientações para o público que passava pelo hall, a respeito do aleitamento, incentivando a doação de leite por parte das arapiraquenses.
“Trabalhamos também para sensibilizar essas mães que têm excesso de leite para que possam doar para o nosso estoque, porque este alimento vai diretamente para a UTI do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho para os bebês que necessitam”, diz Gilmara de Menezes, coordenadora do Banco de Leite Materno, que funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço.
Ele é situado na Rua Padre Cícero, vizinho ao 5º Centro de Saúde, no bairro do Centro. O local atende, em uma média mensal, 20 doadoras espontâneas, no entanto o número ainda não corresponde às necessidades.
O público-alvo, por outro lado, não era apenas mulheres gestantes, mas todos os que transitavam pelo shopping. Foram entregues panfletos sobre amamentação e acerca de procedimentos de higiene, quando se quer ser doadora.
De 19 a 25 de maio, vai ocorrer a Semana Estadual de Doação de Leite e Arapiraca participará com uma intensa campanha, fazendo um chamamento às mamães com excesso deste rico componente da alimentação dos recém-nascidos.
Análise
Segundo a coordenadora Gilmara de Menezes, é feita toda uma análise do material coletado no Banco de Leite Humano de Arapiraca até a ida dele à boca dos pequenos arapiraquenses.
Às mulheres interessadas em doar, é também realizado cadastro e uma equipe técnica faz visitas domiciliares agendadas para incentivo à doação, mostrando os procedimentos para armazenamento do leite com todos os padrões de higiene.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados.
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
