?Banco de Leite? dá orientações no shopping sobre aleitamento
Contemplando a quarta edição da Semana 100% Mamãe Bebê, a Prefeitura de Arapiraca levou até o Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges, nesta terça-feira (12), um estande expositivo sobre o Banco de Leite Humano.
Na oportunidade, foram dadas orientações para o público que passava pelo hall, a respeito do aleitamento, incentivando a doação de leite por parte das arapiraquenses.
“Trabalhamos também para sensibilizar essas mães que têm excesso de leite para que possam doar para o nosso estoque, porque este alimento vai diretamente para a UTI do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho para os bebês que necessitam”, diz Gilmara de Menezes, coordenadora do Banco de Leite Materno, que funciona das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço.
Ele é situado na Rua Padre Cícero, vizinho ao 5º Centro de Saúde, no bairro do Centro. O local atende, em uma média mensal, 20 doadoras espontâneas, no entanto o número ainda não corresponde às necessidades.
O público-alvo, por outro lado, não era apenas mulheres gestantes, mas todos os que transitavam pelo shopping. Foram entregues panfletos sobre amamentação e acerca de procedimentos de higiene, quando se quer ser doadora.
De 19 a 25 de maio, vai ocorrer a Semana Estadual de Doação de Leite e Arapiraca participará com uma intensa campanha, fazendo um chamamento às mamães com excesso deste rico componente da alimentação dos recém-nascidos.
Análise
Segundo a coordenadora Gilmara de Menezes, é feita toda uma análise do material coletado no Banco de Leite Humano de Arapiraca até a ida dele à boca dos pequenos arapiraquenses.
Às mulheres interessadas em doar, é também realizado cadastro e uma equipe técnica faz visitas domiciliares agendadas para incentivo à doação, mostrando os procedimentos para armazenamento do leite com todos os padrões de higiene.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados.
Últimas notícias
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
