Sala Cofre da Ufal é pioneira na administração pública federal no Nordeste
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) agora conta uma estrutura moderna e segura para guardar os dados da instituição. Trata-se da Sala Cofre para Data Center, inaugurada na última sexta-feira (15). A estrutura fica ao lado do prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió e configura uma iniciativa pioneira entre os órgãos da Administração Pública Federal do Nordeste.
Em cerimônia solene, que contou com a presença do reitor Eurico Lôbo e do secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, a Sala Cofre foi apresentada à comunidade acadêmica pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Alan Pedro da Silva. Participaram também da solenidade a superintendente de infraestrutura, Nélia Callado e o diretor do Instituto de Computação (IC), Marcus Braga.
Na oportunidade, o diretor fez questão de relembrar todo o processo para aquisição da estrutura, iniciado ainda em 2013, e explicar como os projetos de tecnologia serão beneficiados. "Naquele ano, nós identificamos a necessidade de termos uma infraestrutura mais robusta e de alta disponibilidade para armazenar os dados da Ufal. Graças ao apoio da gestão desde o início, em junho de 2014 foi iniciado o processo licitatório e de construção do espaço. Em março deste ano a sala cofre foi entregue e vem funcionando de forma satisfatória. Esse é o início da possibilidade de inúmeros projetos com mais estabilidade e segurança", explicou.
A estrutura é única entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste e, além de ser resistente a incêndios, poeira, infiltrações, descargas elétricas, explosões, mudanças de temperatura, quedas de energia, disparos de armas de fogo e enchentes, tem capacidade para armazenar até 230 terabytes de dados e funcionará num espaço de aproximadamente 20 metros quadrados, com geradores próprios. Antes, o Data Center da Ufal funcionava no próprio NTI, no prédio da Reitoria.
O secretário Pablo Viana, ressaltou o papel da Ufal nos avanços tecnológicos do Estado: "Mais uma vez a Ufal é exemplo de inovação tecnológica e modernização em Alagoas e mostra que o conhecimento se desenvolve aqui dentro. A importância que a segurança de dados tem, a independência da instituição nessa guarda e o tráfego de informações é essencial e deve ser seguida por todos os órgãos do equipamento público", afirmou.
Já o reitor Eurico Lôbo fez questão de parabenizar todos os envolvidos no projeto. "Eu gostaria de parabenizar e agradecer o empenho de toda a equipe envolvida nesse empreendimento inovador. Ao antigo diretor do NTI, Rodrigo Paes, que iniciou esse trabalho, ao Alan Pedro que deu continuidade, à Nélia Callado que, à frente da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura], conseguiu transformá-lo em realidade e a muitos outros. E tenho certeza que, de agora em diante, dentro desse processo de crescimento e evolução permanente que nós fizemos questão de buscar sempre, a Ufal vai avançar muito mais rapidamente. Estamos de parabéns", concluiu.
Data Center
Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores).
Últimas notícias
Governo avalia viabilidade do programa Tarifa Zero no transporte metropolitano
Homem armado é preso em flagrante por ameaça e desacato na Jatiúca
Prefeito Theobaldo Cintra reforça compromisso com a manutenção de poços artesianos em Major Izidoro
Confusão generalizada é registrada em bloco famoso pelo 2º ano consecutivo em Maceió
Polícia prende jovem em flagrante por tráfico de drogas na Ponta Verde
Professores concentram maioria das aposentadorias concedidas pela Prefeitura de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
