Sala Cofre da Ufal é pioneira na administração pública federal no Nordeste
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) agora conta uma estrutura moderna e segura para guardar os dados da instituição. Trata-se da Sala Cofre para Data Center, inaugurada na última sexta-feira (15). A estrutura fica ao lado do prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió e configura uma iniciativa pioneira entre os órgãos da Administração Pública Federal do Nordeste.
Em cerimônia solene, que contou com a presença do reitor Eurico Lôbo e do secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, a Sala Cofre foi apresentada à comunidade acadêmica pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Alan Pedro da Silva. Participaram também da solenidade a superintendente de infraestrutura, Nélia Callado e o diretor do Instituto de Computação (IC), Marcus Braga.
Na oportunidade, o diretor fez questão de relembrar todo o processo para aquisição da estrutura, iniciado ainda em 2013, e explicar como os projetos de tecnologia serão beneficiados. "Naquele ano, nós identificamos a necessidade de termos uma infraestrutura mais robusta e de alta disponibilidade para armazenar os dados da Ufal. Graças ao apoio da gestão desde o início, em junho de 2014 foi iniciado o processo licitatório e de construção do espaço. Em março deste ano a sala cofre foi entregue e vem funcionando de forma satisfatória. Esse é o início da possibilidade de inúmeros projetos com mais estabilidade e segurança", explicou.
A estrutura é única entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste e, além de ser resistente a incêndios, poeira, infiltrações, descargas elétricas, explosões, mudanças de temperatura, quedas de energia, disparos de armas de fogo e enchentes, tem capacidade para armazenar até 230 terabytes de dados e funcionará num espaço de aproximadamente 20 metros quadrados, com geradores próprios. Antes, o Data Center da Ufal funcionava no próprio NTI, no prédio da Reitoria.
O secretário Pablo Viana, ressaltou o papel da Ufal nos avanços tecnológicos do Estado: "Mais uma vez a Ufal é exemplo de inovação tecnológica e modernização em Alagoas e mostra que o conhecimento se desenvolve aqui dentro. A importância que a segurança de dados tem, a independência da instituição nessa guarda e o tráfego de informações é essencial e deve ser seguida por todos os órgãos do equipamento público", afirmou.
Já o reitor Eurico Lôbo fez questão de parabenizar todos os envolvidos no projeto. "Eu gostaria de parabenizar e agradecer o empenho de toda a equipe envolvida nesse empreendimento inovador. Ao antigo diretor do NTI, Rodrigo Paes, que iniciou esse trabalho, ao Alan Pedro que deu continuidade, à Nélia Callado que, à frente da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura], conseguiu transformá-lo em realidade e a muitos outros. E tenho certeza que, de agora em diante, dentro desse processo de crescimento e evolução permanente que nós fizemos questão de buscar sempre, a Ufal vai avançar muito mais rapidamente. Estamos de parabéns", concluiu.
Data Center
Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores).
Últimas notícias
Polícia encontra ferimentos no irmão de menina chutada pelo pai no PR
Bolos gigantes: Cozinha de confeiteira famosa é destruída após explosão de botijão de gás
Justiça mantém post de Erika Hilton contra prefeita que vetou trans em banheiros
Leonardo Dias critica governo Lula após explosão do número de pessoas em situação de rua
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Prefeito assina ordem de serviço para obras de infraestrutura entre povoados em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
