Agreste

População realiza protesto contra a falta de segurança em Lagoa da Canoa

Por Redação 21/05/2015 12h12
População realiza protesto contra a falta de segurança em Lagoa da Canoa
- Foto: Josival Menezes/ 7Segundos

Na manhã desta quinta-feira (21) a população de Lagoa da Canoa realizou uma grande manifestação em protesto aos índices de violência que afetam o município. A manifestação que contou com a participação de diversos setores da sociedade civil organizada  e principalmente alunos, pais e professores , percorreu as principais ruas do Centro da cidade.

O objetivo do protesto é chamar a atenção dos órgãos de segurança para que intensifique ações no município no sentido de coibir o aumento da violência. Nas últimas semanas a cidade de Lagoa da Canoa tem sido alvo de ações criminosas principalmente no que se refere a estabelecimentos de ensino.

Na primeira ação ladrões pularam o muro de uma escola e como o sistema de cerca elétrica estava desativado, os criminosos não tiveram dificuldade para invadir uma sala de aula. Sob ameaça alunos e professores tiveram relógios, celulares e outros objetos pessoais das vítimas.

Outro fato que revoltou a população foi o assassinado de um jovem de 17 anos que teria reagido a uma assalto. O estudante estava no ginásio da Escola Municipal Professor José Rodrigues Filho.


Frequentemente a população de Lagoa da Canoa , principalmente os estudantes, tem feito denúncias sobre a falta de segurança na cidade. Os estudantes que frequentam as aulas no período noturno e precisam esperar o transporte escolar em um praça da cidade denunciam que ficam expostos a furtos e assaltos.

Ele afirmam que frequentemente falta professor e a escola libera as turmas mais cedo . Como não podem ficar dentro da unidade de ensino, ele ficam na praça esperando até as 22h , horário em que o ônibus escolar chega para levar os estudantes.  

Os manifestantes exigem que o efetivo policial na cidade seja reforçado para tentar coibir os constantes crimes que ocorrem na cidade. Veja o vídeo da manifestação aqui.

3º BPM

O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) coronel Wellington Bittencourt, informou que o efetivo do batalhão atende 15 municípios da região do Agreste. E não há como disponibilizar mais homens para reforça o policiamento em Lagoa da Canoa. Mas o comandante afirmou que as operações locais estão na cidade foram intensificadas.

“ No dia em que ocorreu o assassinato desse jovem , a Polícia Militar tinha realizado uma operação na cidade realizando apreensões de veículos com documentação irregular, recuperando moto roubada, e realizando revistas em pessoas suspeitas”, afirmou o comandante.

Wellington Bitencourt afirmou que de acordo com os índices de violência e criminalidade de cada município são realizadas operações pontuais com o reforço das equipes da PM.