Membros da CEIJ visitam casas de acolhimento institucional em Maceió
Como parte das ações em prol do Dia Nacional da Adoção – 25 de maio – o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Carlos Cavalcanti, que preside a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) e é membro da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude – CEIJ, visitou esta semana a Casa de Adoção Rubens Colaço e a Casa de Passagem Feminina Luzinete Soares, localizadas no bairro da Pitanguinha, em Maceió. O secretário da Cejai e também integrante da CEIJ, Hamilton Ramos acompanhou a visita.
O objetivo das visitas, segundo o magistrado, foi estabelecer um contato maior entre o Poder Judiciário e as entidades de acolhimento institucional, monitorando os processos de destituição familiar de crianças e adolescentes, bem como os casos de adoção.
"A intenção é acelerar os procedimentos necessários para que essas crianças e adolescentes fiquem o menor tempo possível institucionalizados, voltando para a família de origem ou sendo habilitados para a adoção", disse Cavalcanti.
Durante a visita o juiz afirmou que as casas de acolhimento possuem uma estrutura razoável para o atendimento da demanda. Ele também acompanhou a rotina das crianças e adolescentes e conheceu as equipes técnicas das respectivas instituições. "Sempre é preciso melhorar para tratar a questão não só do ponto de vista jurídico e sim, interdisciplinar, qualificando assistentes sociais, psicólogos e pedagogos para efetivar os serviços de proteção".
A assistente social da Casa de Adoção Rubens Colaço, Rafaela de Freitas informou que das 14 crianças e adolescentes que estão no local, apenas duas se encontram aptas para serem adotadas. "Os dois meninos que esperam por uma nova família têm 14 anos e possuem problemas mentais, o que dificulta ainda mais a adoção. Os demais recebem a visita de parentes e aguardam a reinserção familiar. O caçula tem 10 meses e deverá ser habilitado para adoção, pois os pais são viciados em drogas e vivem nas ruas", destacou.
A espera por um lar
Na Casa de Adoção Rubens Colaço, que é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e atende crianças de 0 a 7 anos, tudo se assemelha a um lar convencional. As crianças têm horário estabelecido para se alimentar, ir à escola, realizam consultas médicas e tranquilamente, quase que sem perceber que estão longe da família natural, brincam umas com as outras e se alegram quando recebem visitas.
A maioria tem entre 4 e 7 anos e foi vítima de maus tratos e abandono por parte dos pais, encontrando nos parentes e em pessoas até então desconhecidas - funcionários e visitantes do local - amor, carinho e esperança para se sentir parte de um lar de verdade.
Há também histórias estarrecedoras de supostos abusos sexuais cometidos pelos próprios pais, como o caso de uma criança de 6 anos que precisou ser resgatada pelo Conselho Tutelar, após denúncia de vizinhos. A menina simpática e amistosa sequer percebe a gravidade da situação que vivenciou e que felizmente, não foi capaz de roubar sua inocência de criança.
"As pessoas precisam estar atentas e denunciar casos de abuso e maus tratos, principalmente contra crianças. Ela morava com o pai e por enquanto, não temos notícias da mãe nem de outros parentes. Quando o Conselho Tutelar encaminha pra cá já repassa algumas informações sobre o caso. Também conversarmos com a criança tentando saber o que aconteceu, buscando endereços de parentes", disse Rafaela de Freitas.
Já na Casa de Passagem as sete meninas que estão abrigadas têm a partir de 6 anos. "Muitas chegam aqui por determinação judicial, pois foram vítimas de abuso sexual e violência doméstica. Elas vêm para cá e acabam ficando por muito tempo, pois o objetivo nem sempre é a adoção. Tem o caso de duas irmãs, uma de 16 anos e outra de 11, que têm planos de morar juntas em uma casa quando a mais velha completar 18 anos", contou a psicóloga do local.
Últimas notícias
Marina Candia anuncia o maior HospitalPET da história de Maceió
Nordeste ganha o seu maior Hospital Veterinário gratuito com recursos do Delegado Leonam
Vídeo mostra momento exato da queda de avião no litoral do RS
Polícia apreende suspeito com aparelho celular furtado em Maceió
Após denúncias, Polícia Militar apreende drogas em Maceió e Marechal Deodoro
Haval H9 lidera vendas entre SUVs grandes no Brasil em março
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
