Pesquisadora da Ufal toma posse na Academia Brasileira de Ciências
A pesquisadora Marília Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi recebida com muita alegria e foi bastante cumprimentada pelos alunos e colegas de trabalho, pelo reconhecimento recebido na comunidade científica. No último dia 5 de maio, ela estava entre os novos cientistas empossados na Academia Brasileira de Ciências, em cerimônia realizada na Escola Naval, no Rio de Janeiro.
A mesa da solenidade foi composta por autoridades cariocas, representantes da comunidade científica e pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo e da Educação, Renato Ribeiro. A Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi fundada em 1916, e atua como sociedade científica com a missão de contribuir para o estudo de temas voltados ao desenvolvimento da sociedade. É uma das mais antigas e prestigiadas entidades do país.
Marília participou da solenidade, acompanhada pelo marido, Euzébio Goulart, que também é pesquisador do IQB, pela mãe, irmãs, filhos e netos. "Em dezembro do ano passado, eu recebi um e-mail do presidente da Academia, Jacob Palis, comunicando que fui indicada para integrar a entidade. Fiquei muito emocionada. Eu sonhava com isso, porque sempre me pautei pelo conhecimento e dediquei minha vida à pesquisa", disse a pesquisadora.
Ela comunicou a conquista aos alunos e colegas de trabalho e agradeceu em especial à família. "É a família que dá todo o suporte emocional para seguirmos com a carreira", disse Marília. Para a pesquisadora, esse reconhecimento é um incentivo para outros pesquisadores da região. "Aqui no Nordeste, nós temos problemas de visibilidade, de infraestrutura, de recursos. Então a pesquisa se faz com mais dificuldades. Mas conquistas como essa demonstram que é possível produzir com qualidade, com dedicação à Ciência", ressalta Marília.
Sobre a indicação
A indicação para integrar a Academia é um processo rigoroso. "O comitê, liderado por um acadêmico, recebe indicações. É feita uma análise de currículos e os indicados fazem um relato dos trabalhos realizados. Então, o comitê escolhe seis pessoas, é feita uma divulgação, para que os indicados de cada área científica sejam votados pelos cientistas. Justamente por todo esse processo de escolha, que se baseia em produtividade e no reconhecimento dos colegas cientistas, é uma grande honra ser indicada", explicou Marília.
Marília Goulart destaca ainda a importância das mulheres participarem mais do mundo científico. "Na Academia, na nossa área, de 70 membros, 11 são mulheres. É um número reduzido e isso se repete em outras entidades como CNPq, Capes, etc. Principalmente na área de Ciências Exatas, a participação da mulher ainda é pequena. Inclusive, na década de 90, fizemos um estudo aqui na Ufal que resultou no livro Mulheres em Ciência. Já temos alguns avanços, mas a realidade não mudou muito desde então. Mas existe um compromisso das entidades a estimular essa participação feminina", ressaltou a pesquisadora.
Na Ufal, Marília Goulart é a segunda integrante da Acadêmia Brasileira de Ciências. O professor Hilário Alencar foi o primeiro, indicado pelos pesquisadores em Matemática. "Espero que outros colegas pesquisadores recebam essa homenagem significativa para a carreira do cientista. Para a Universidade, é importante também que a instituição tenha pessoas que alcancem esse reconhecimento e demostrem que é possível fazer Ciência de alta qualidade, mesmo com todas as restrições que nós temos. É um exemplo de que é possível conseguir com dedicação, coragem e rigor científico", finalizou a pesquisadora.
Últimas notícias
Governo avalia viabilidade do programa Tarifa Zero no transporte metropolitano
Homem armado é preso em flagrante por ameaça e desacato na Jatiúca
Prefeito Theobaldo Cintra reforça compromisso com a manutenção de poços artesianos em Major Izidoro
Confusão generalizada é registrada em bloco famoso pelo 2º ano consecutivo em Maceió
Polícia prende jovem em flagrante por tráfico de drogas na Ponta Verde
Professores concentram maioria das aposentadorias concedidas pela Prefeitura de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
