Entidades fazem vigília na porta do Palácio na tarde desta quarta-feira (10)
Técnico-administrativos e professores da Universidade Estadual de Alagoas e outros sindicatos estaduais filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) estiveram na tarde desta quarta-feira (10) em frente ao Palácio do Governo, em vigília, para obterem resposta do Governador sobre as seguintes reivindicações: reposição salarial, nomeação dos concursados, defesa dos serviços públicos da Casal, da aposentadoria e a auditoria da dívida.
As entidades e a CUT, no dia 1º de junho, se reuniram com governador Renan Filho, no Palácio, para discutir a pauta de reivindicações das categorias. Como o Governador não apresentou nenhuma proposta concreta, as entidades deram um prazo de dez dias para a resposta dele.
Em defesa da Uneal
As manifestações em defesa da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), realizadas pelos professores, técnicos e alunos, já vinham acontecendo desde abril deste ano. A primeira foi em Maceió (28), para que o governo nomeasse os professores aprovados no concurso da Uneal, realizado em novembro e dezembro de 2014, mas dos 50, apenas 36 foram nomeados. Revoltados, em maio, a comunidade acadêmica realizou duas manifestações em Arapiraca: no dia 27, nas ruas do Centro e depois na Câmara Municipal e, no dia 29, numa inauguração onde estava o Governador Renan Filho. Em Palmeira dos Índios (21), também em maio, foi realizado protesto na AL 115.
Salários defasados
Os técnico-administrativos da Uneal sofrem, há cinco anos, pela falta de sensibilidade do governo em relação aos salários da categoria. Desde a gestão passada, várias reuniões já foram realizadas para que o projeto de lei do plano de cargos e carreira (PCC) fosse aprovado, mas apenas as letras do PCC foram aprovadas, na Assembleia Legislativa.
Agora, a luta dos técnicos é fazer valer a isonomia, de acordo com o salário dos técnicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e os números do PCC, mas na manifestação de hoje (10), a briga é pela reposição salarial. “À medida que a categoria for avançando, outras reuniões deverão acontecer para que nossos direitos sejam atendidos”, explicou o presidente, em exercício, Alexandre Batista, do Sindicato dos Técnico-Administrativos do Universidade Estadual de Alagoas (Sintuneal). Ele disse ainda que a evasão de funcionários da universidade é extrema.
Últimas notícias
Alagoas registra aumento de casos de síndrome respiratória grave, aponta Fiocruz
Três vereadores deixam o PL de Bolsonaro e se filiam ao PSDB de JHC
IMA vai contribuir com investigações sobre morte do elefante-marinho 'Leôncio'
Agências bancárias estarão fechadas nesta Sexta-Feira Santa
Fabio Costa critica Renan Filho após deixar ministério sem entregas relevantes
Abandono escolar em Alagoas cai 45% após dois anos do Pé-de-Meia
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
