Falta de recursos financeiros obriga Hospital Chama a fechar pediatria
Desde a última segunda-feira(15) o Hospital Chama, localizado em Arapiraca, não está mais realizando o serviço de pediatria. A direção do hospital alegou que os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não eram suficientes para manter os quarenta leitos disponíveis no setor de pediatria da unidade hospitalar.
Segundo Sônia Magalhães, uma das administradoras do Hospital Chama, desde fevereiro, a direção do hospital já havia informado às secretarias Municipal e Estadual de Saúde que seria necessário um incentivo financeiro para que o hospital continuasse oferecendo o serviço à população do Agreste e Sertão.
“Geralmente as crianças encaminhadas ao nosso hospital vinham para tratamento de pneumonia que necessita de um tempo maior de internação. E o SUS paga somente R$ 8 para uma avaliação médica na pediatria. Fica inviável manter os serviços com esses recursos”, afirmou a administradora.
Sônia Magalhães disse ainda que é preciso manter uma equipe multidisciplinar na pediatria, como fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos , além do médico pediatra 24h, o que onera ainda mais o serviço. A administradora informou que apenas quatro leitos de retarguarda da UTI pediátrica continuam funcionando.
“Como não obtivemos resposta positiva com relação um possível convênio com Município e com o Estado não tivemos outra opção a não ser fechar a pediatria”, afirmou.
Crianças serão atendidas em outra unidade hospitalar
A secretaria municipal de Saúde informou que devido ao fechamento do setor pediátrico do Hospital Chama o serviço agora vai funcionar na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no Centro de Arapiraca.
A superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, Nadja Vieira, informou que já foi realizado o convênio com a maternidade que já possui 25 leitos pediátricos.
“Com o convênio estabelecido vamos ofertar 50 leitos pediátricos, dez a mais do que era oferecido no Hospital Chama”, afirmou a superintendente.
Últimas notícias
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
