Falta de recursos financeiros obriga Hospital Chama a fechar pediatria
Desde a última segunda-feira(15) o Hospital Chama, localizado em Arapiraca, não está mais realizando o serviço de pediatria. A direção do hospital alegou que os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não eram suficientes para manter os quarenta leitos disponíveis no setor de pediatria da unidade hospitalar.
Segundo Sônia Magalhães, uma das administradoras do Hospital Chama, desde fevereiro, a direção do hospital já havia informado às secretarias Municipal e Estadual de Saúde que seria necessário um incentivo financeiro para que o hospital continuasse oferecendo o serviço à população do Agreste e Sertão.
“Geralmente as crianças encaminhadas ao nosso hospital vinham para tratamento de pneumonia que necessita de um tempo maior de internação. E o SUS paga somente R$ 8 para uma avaliação médica na pediatria. Fica inviável manter os serviços com esses recursos”, afirmou a administradora.
Sônia Magalhães disse ainda que é preciso manter uma equipe multidisciplinar na pediatria, como fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos , além do médico pediatra 24h, o que onera ainda mais o serviço. A administradora informou que apenas quatro leitos de retarguarda da UTI pediátrica continuam funcionando.
“Como não obtivemos resposta positiva com relação um possível convênio com Município e com o Estado não tivemos outra opção a não ser fechar a pediatria”, afirmou.
Crianças serão atendidas em outra unidade hospitalar
A secretaria municipal de Saúde informou que devido ao fechamento do setor pediátrico do Hospital Chama o serviço agora vai funcionar na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no Centro de Arapiraca.
A superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, Nadja Vieira, informou que já foi realizado o convênio com a maternidade que já possui 25 leitos pediátricos.
“Com o convênio estabelecido vamos ofertar 50 leitos pediátricos, dez a mais do que era oferecido no Hospital Chama”, afirmou a superintendente.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
