Médico com ELA luta em Brasília para importar droga e combater doença
O presidente da Associação Dr. Hemerson Casado Gama, cuja instituição leva o seu nome, viajou nesta segunda-feira (22) a Brasília onde cumprirá vasta agenda no Ministério da Saúde. Constam da pauta a criação de um Polo de Biotecnologia em Alagoas voltado a pesquisas de doenças raras; criação de um projeto de lei para a construção de uma unidade da Fiocruz em Alagoas e apresentação de um Plano de Ação, já implantado pelo governo da Austrália, com a importação da droga GM 604, do laboratório americano Genevrom.
Na ocasião, será discutida ainda a criação de um Centro de Referência com toda a estrutura das filiais Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Participam da reunião o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Jarbas Barbosa; a secretária de Atenção á Saúde, Lumena Furtado; o assessor especial do Ministério para Assuntos Parlamentares, Leopoldo Jorge e representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O médico, Hmerson Casado, foi diagnosticado com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em agosto de 2012 e, desde então, se tornou o porta voz dos pacientes e militante da luta em âmbito nacional e internacional por mais pesquisa e investimento do poder público no tratamento e cura desta doença degenerativa, irreversível e incapacitante. Dados do MS indicam que a doença, uma das que mais preocupa a população brasileira na atualidade, afeta de um a dois por cem mil habitantes e já atingiu em média 14 mil pessoas do Brasil e mais de 60 em Alagoas.
Últimas notícias
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 50 milhões nesta quinta-feira
Flávio e Gaspar desembarcam em Maceió e Arapiraca na próxima semana
Incêndio de grandes proporções mobiliza bombeiros em hotel na Cruz das Almas
'Cachoeira de barro' é vista levando carros no Chile após tempestade
Leilão da Casas Bahia tem notebooks, celulares e eletrodomésticos
Mãe de Gabriel Ganley faz 'festa' no dia em que o fisiculturista completaria 23 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
