Motopatrulheiros da Radiopatrulha iniciam Estágio de Nivelamento Operacional
A Polícia Militar de Alagoas, através da Radiopatrulha, iniciou nessa segunda-feira, 13, o Estágio de Nivelamento Operacional, que pretende capacitar 44 motopatrulheiros da unidade operacional. O estágio terá duração de duas semanas, dividido entre duas turmas, e traz em sua grade curricular instruções de técnicas de pilotagem, abordagem com motocicletas, imobilização policial, socorro de urgência, armamento e tiro, entre outras.
De acordo com o coordenador do curso, tenente Jasiel Andrade, as aulas teóricas do estágio ocorrem na sede da Radiopatrulha, no Farol, enquanto a prática será desenvolvida na pista de aeromodelismo do Aeroclube, no bairro do Tabuleiro.
“As aulas ocorrem das 7 às 12h e das 14 às 19h, sendo cada turma pelo período de uma semana, totalizando 66 horas-aula de instruções específicas do policiamento com motocicletas. Todos os participantes já possuem o estágio básico de motopatrulhamento e passam agora por uma capacitação para aperfeiçoar e padronizar as ações e procedimentos, melhorando o desempenho operacional, o que resulta, portanto, em um melhor serviço prestado à sociedade”, destacou Andrade.
O oficial informou ainda que no processo de capacitação continuada adotada pela Radiopatrulha, a cada estágio ou curso realizado, são inseridas disciplinas ou instruções mais modernas, atendendo à atualização de conhecimentos na área de segurança pública.
“Nesta edição, por exemplo, foi incluída a disciplina Técnicas de Escoltas, que visa dotar os policiais de conhecimentos para função de batedor, adquirindo a doutrina específica para esta atividade”, acrescentou o tenente Andrade, que realizou o Curso de Batedor Militar no ano passado, pelo Exército, no Estado de Pernambuco.
Ao todo, os cursos e estágios de motopatrulhamento já formaram cinco turmas na Radiopatrulha, desde 2010, habilitando um grande percentual de policiais militares da unidade, que hoje realizam diuturnamente o policiamento com motocicletas em Maceió e na região metropolitana. No interior, os batalhões também vêm realizando as instruções para capacitar suas tropas para a atividade.
A flexibilidade e mobilidade das motocicletas são fatores que facilitam o trabalho em locais de grande aglomeração e congestionamentos, permitindo resultados mais rápidos e precisos e criando um suporte para as viaturas de quatro rodas, ao suprir determinadas carências impostas pelo trânsito ou locais acidentados.
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
