Ouvidoria SUS: um eficiente canal para a melhoria dos serviços da UE do Agreste

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, dispõe de uma Ouvidoria interna. O serviço disponibiliza aos usuários daquele hospital um importante canal para expor denúncias, sugestões, críticas e tudo o que possa contribuir para melhorar a assistência à saúde.
De acordo com Ana Paula Ferreira Barbosa, coordenadora da Ouvidoria na Unidade de Emergência do Agreste, o serviço realiza uma média de 100 atendimentos por ano. Todas as deficiências, assim que detectadas, são avaliadas e, em seguida, resolvidas no menor espaço de tempo possível.
“Representamos um canal de escuta qualificada, onde os usuários, acompanhantes e, os próprios servidores, podem expor denúncias, solicitações, reclamações, sugestões, críticas, enfim, tudo que venha a melhorar a prestação de serviço em saúde em nosso hospital. Esse canal permite a comunicação e articulação do usuário com os gestores do hospital”, frisou a coordenadora.
O serviço de ouvidoria não beneficia somente os usuários da unidade, mas também os gestores que recebem relatórios quadrimestrais, que são enviados para a Ouvidoria SUS Alagoas. Esses relatórios contêm informações sobre todo o fluxo de atendimento do setor, informando sempre a quantidade de demandas atendidas e qual o tipo de natureza das demandas, sejam elas: reclamações, sugestões, denúncias, críticas, solicitações e, diante das situações, os gestores ficam cientes das dificuldades existentes na unidade e tomam as providências cabíveis.
Muitos pacientes e acompanhantes procuram a Ouvidoria SUS para esclarecer dúvidas sobre as normas do hospital. Beatriz de Souza Teles, moradora de Taquarana, é uma delas. A jovem utilizou o serviço da Ouvidoria, pela primeira vez, para saber se poderia acompanhar uma sobrinha, que estava com a mãe num dos ambulatórios da UE do Agreste. Nesse setor, Beatriz foi informada que o acompanhante não pode ter dois pacientes e que a entrada dela só poderia ser possível havendo revezamento com a mãe da paciente.
Ainda de acordo com a coordenadora Ana Paula, nos últimos quatro anos as reclamações mais comuns dos usuários estavam relacionadas à demora no atendimento. “Nesses casos comunicávamos a direção, que por sua vez, acionava o responsável pelo setor, para que o atendimento fosse agilizado”, informou.
Atualmente, com uma estrutura mais ampla e sem pacientes nos corredores, as reclamações relacionadas a essa deficiência diminuíram consideravelmente. A Ouvidoria da UE do Agreste funciona diariamente das 7h às 19h. O atendimento é feito de duas formas: pessoalmente ou por telefone, através do número 3539-8634 opção 4.
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