Governo busca parceria com Iphan para viabilizar Museu de Ciência e Tecnologia

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pode ceder um galpão em Jaraguá para que o Museu de Ciência e Tecnologia de Alagoas seja instalado. Parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Governo Federal, através do Iphan, começou a ser delineada nesta quarta-feira (22), durante visita do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, e equipe de técnicos da Secti, ao instituto.
O secretário Pablo Viana está mapeando os equipamentos públicos e privados na região do Jaraguá para que possam integrar o Museu de Ciência e Tecnologia, que está em fase de concepção do projeto, e integrará o Parque Tecnológico de Alagoas.
Acompanhado do chefe da Divisão Técnica do Iphan Alagoas, Sandro Gama, e da consultora do Iphan para Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial, Greciene Lopes, contratada com a chancela da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para mapear o patrimônio imaterial de Alagoas, Pablo Viana visitou a exposição denominada A Invenção da Terra, que apresenta uma coleção de arte popular da alagoana Tania de Maya Pedrosa, composta de peças de diversos artistas populares do Nordeste, com diferentes bases de materiais, a exemplo da cerâmica, madeira, sucata e pedra.
A exposição conta com um diferencial tecnológico por ter monitores de vídeo que permitem interagir com o visitante e toda a descrição das peças expostas só está disponível no equipamento virtual. Esse modelo poderá ser replicado também no projeto do Museu de Ciência e Tecnologia de Alagoas.
O Iphan em Alagoas dispõe de diversas áreas em Jaraguá tombadas pelo patrimônio histórico. Tem interesse em ocupar esses locais com projetos que agreguem valor ao bairro histórico e complementem a região que está se firmando como espaço cultural pela quantidade de equipamentos públicos de interesse social já existentes, a exemplo do Museu da Imagem e do Som (Misa), do Museu Theo Brandão, o da Associação Comercial, Memorial à República, dentre outros, explica a consultora do Iphan, Greciene Lopes.
Um desses espaços pode abrigar o Museu de Ciência e Tecnologia de Alagoas, “pois o projeto é muito bem vindo”, disse Greciene. A consultora ressalta que a região do Jaraguá é muito rica do ponto de vista da história e seus patrimônios e que não há necessidade de se buscar fora do Estado competências para desenvolver projetos culturais sustentáveis.
“Alagoas é um estado abundante em história. Seu patrimônio reflete isso. O que precisamos é que os alagoanos enxerguem esse patrimônio e se apropriem dele. O poder público ainda não enxergou o potencial que a cultura, a história e o patrimônio oferecem para o desenvolvimento do turismo, da educação e economia do povo”, avalia.
O secretário Pablo Viana reconhece as possibilidades que a parceria com o Iphan pode oferecer. “O Instituto do Patrimônio tem o conhecimento técnico necessário, por meio de uma equipe de profissionais qualificados, e que pode nos ajudar a caminhar com o projeto do Museu de Ciência e Tecnologia. Além disso, ainda dispõe de áreas em locais estratégicos e tombadas que necessitam de projetos viáveis e sustentáveis. Essa é uma parceria que só traz benefícios para Alagoas”, finalizou.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
