Após conseguir aposentadoria, beneficiária devolve Bolsa Família em Campo Alegre
Pode até parecer difícil de acreditar, mas uma senhora, identificada Leonete Teles dos Santos, que era beneficiária do Bolsa Família, pediu para ser desvinculada do Bolsa Família na manhã desta quarta-feira (22), depois de conseguir a tão sonhada aposentadoria. O caso aconteceu na cidade de Campo Alegre.
O gesto de consciência surpreendeu os funcionários da sede do Cadastro Único da cidade, que tem cerca de 6.910 famílias ligadas ao programa do governo federal. Segundo a coordenadora do Bolsa Família de Campo Alegre, Adriana Dantas, relatou que nunca tinha presenciado algo parecido.
"Já aconteceu de identificarmos beneficiários que não se enquadram mais no programa. Nesses casos, eles são recomendados a pedirem desvinculação. Esta é a primeira vez que alguém faz o pedido de forma voluntária", disse Adriana.
A aposentada teria relatado que devolveu o benefício porque já precisou muito do dinheiro e que agora outras famílias poderão ser ajudadas.
Pode até ser um caso isolado em Alagoas, mas dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cerca de 1,69 milhão de famílias de beneficiários do Bolsa Família saíram espontaneamente do programa, depois de declarar que tinham renda familiar acima do limite permitido, que é de R$140 mensais por membro.
Em 2013, quando os dados foram divulgados pelo MDS, o então secretário nacional de Renda de Cidadania, Luís Henrique de Paiva, enfatizou que esses 1,69 milhão de beneficiários prestaram informações voluntariamente, durante a atualização cadastral, feita a cada dois anos pelas prefeituras.
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
