Após conseguir aposentadoria, beneficiária devolve Bolsa Família em Campo Alegre
Pode até parecer difícil de acreditar, mas uma senhora, identificada Leonete Teles dos Santos, que era beneficiária do Bolsa Família, pediu para ser desvinculada do Bolsa Família na manhã desta quarta-feira (22), depois de conseguir a tão sonhada aposentadoria. O caso aconteceu na cidade de Campo Alegre.
O gesto de consciência surpreendeu os funcionários da sede do Cadastro Único da cidade, que tem cerca de 6.910 famílias ligadas ao programa do governo federal. Segundo a coordenadora do Bolsa Família de Campo Alegre, Adriana Dantas, relatou que nunca tinha presenciado algo parecido.
"Já aconteceu de identificarmos beneficiários que não se enquadram mais no programa. Nesses casos, eles são recomendados a pedirem desvinculação. Esta é a primeira vez que alguém faz o pedido de forma voluntária", disse Adriana.
A aposentada teria relatado que devolveu o benefício porque já precisou muito do dinheiro e que agora outras famílias poderão ser ajudadas.
Pode até ser um caso isolado em Alagoas, mas dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cerca de 1,69 milhão de famílias de beneficiários do Bolsa Família saíram espontaneamente do programa, depois de declarar que tinham renda familiar acima do limite permitido, que é de R$140 mensais por membro.
Em 2013, quando os dados foram divulgados pelo MDS, o então secretário nacional de Renda de Cidadania, Luís Henrique de Paiva, enfatizou que esses 1,69 milhão de beneficiários prestaram informações voluntariamente, durante a atualização cadastral, feita a cada dois anos pelas prefeituras.