Adeal recolhe meia tonelada de embalagens de agrotóxicos e afins em Arapiraca
No trabalho de campo realizado com produtores rurais no município de Arapiraca, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que foram recolhidos mais de 500 kg de embalagens vazias de agrotóxicos e afins.
“Nesta etapa, estamos realizando uma ação educativa com os agricultores. Em um segundo momento, o trabalho também terá caráter punitivo para quem não tiver devolvido as embalagens dentro do prazo determinado pela legislação, que é de um ano após a compra”, declarou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.
Segundo ela, a embalagem deve ser triplamente lavada e furada, sendo devolvida no estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.
Este ano, na primeira ação de recolhimento, realizada em junho passado, nos municípios de Porto Real do Colégio e Igreja Nova, foram captados mais de 300 kg de embalagens.
De acordo com a gerente da Adeal, a iniciativa faz parte da campanha Campo Limpo, desenvolvida pelo órgão de defesa agropecuário alagoano em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adraal) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além das secretarias municipais de Agricultura.
O material foi encaminhado para a central de recolhimento de embalagens vazias, localizada no município de Marechal Deodoro, onde será incinerado e/ou devolvido para a indústria de agrotóxico para ser reciclado.