Produtores rurais do Sertão são capacitados para aderir ao Cadastro Ambiental Rural
Após três dias recebendo informações em um curso de capacitação sobre adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), 74 profissionais e técnicos estão preparados para disseminar conhecimento sobre o CAR em 28 municípios do Sertão.
O saldo do evento visa nortear os agricultores da região sertaneja sobre a atual vigência da legislação no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Somente no primeiro dia do evento, ocorrido na última quarta-feira (22), representantes de 23 cidades estiveram presentes no plenário da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema.
Durante o curso, os técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios receberam informes relativos às delimitações das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública que precisam constar ao inserir as informações no Cadastro Ambiental Rural.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Edilson Ramos, ao manter a população ciente da legislação, os agricultores ficam atualizados e podem ter acesso a projetos e programas tanto do governo federal quanto do governo estadual.
No último dia do curso, na sexta-feira (24), o secretário de Meio Ambiente Alexandre Ayres e o presidente do IMA, Gustavo Lopes, entregaram aos técnicos das secretarias os certificados de participação. Com a palavra, o secretário Alexandre Ayres reforçou o empenho do governo Renan Filho em continuar disponibilizando informações aos produtores rurais.
O Cadastro
O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, fomentando a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.
Últimas notícias
Cabo Bebeto nega voto a favor do aumento do ICMS e apresenta ata da ALE
Motorista é preso por embriaguez ao volante em Palmeira dos Índios
Homem tenta fugir da polícia, mas é preso com maconha e cocaína em Arapiraca
Funcionária de loja de plantas é presa após furtar celular de cliente em Arapiraca
Homem é preso após invadir quarto a irmã adolescente e agredi-la com tapas e xingamentos em Arapiraca
Réveillon de Arapiraca terá shows gratuitos e queima de fogos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
