Funcionamento de leitores ópticos está na mira do Procon/AL
Agentes de fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) deram continuidade nesta segunda-feira (27) à verificação do devido funcionamento dos leitores ópticos em supermercados e lojas de varejo da parte baixa da capital alagoana.
Os agentes do órgão visitaram alguns estabelecimentos centrais dos bairros Tabuleiro dos Martins e Gruta de Lourdes. “É importante que essa fiscalização atenda todas as regiões de Maceió, principalmente das grandes empresas que recebem diariamente milhares de consumidores”, explica Flávia Cavalcante, superintendente do Procon/AL.
Apenas um dos lugares recebeu notificação, com prazo de trinta dias para se adequar as exigências das Leis Federais de N. 10.962 e N. 5.903.
“Encontramos alguns estabelecimentos que até desconhecem as Leis Federais 10.962 e 5.903, que estabelecem que os equipamentos devem estar em perfeito estado de funcionamento e fixados em locais de fácil acesso. Então, a fiscalização é importante para orientar essas empresas. Portanto, a partir do momento que existe um leitor óptico, é obrigação seguir ao que é exigido”, explica Roberto Melo, fiscal do órgão.
Funcionamento
Desde a semana passada, o Procon/AL visitou uma dezena de supermercados e lojas de departamento que possuem leitores ópticos. O objetivo é verificar o funcionamento dos leitores e a disposição dos ‘buscas preços’ pelo estabelecimento.
Segundo fiscais do órgão, as Leis Federais de Nº 10.962 e 5.903 exigem que os equipamentos precisam estar funcionando. Além da disposição dos dispositivos que devem ter no máximo distância de 15 metros.
As empresas que apresentaram alguma irregularidade terão prazo de 30 dias para adequarem seus leitores às exigências do Procon.
Últimas notícias
Zambelli apanha na cadeia e advogado consegue transferência de cela
Corpo é encontrado em área de mata no bairro do Feitosa, em Maceió
Após queda de 1,5 metro, mulher é atingida por máquina de lavar e socorrida pelo Samu
Homem é ferido por arma branca em via pública de Penedo
Funai institui comissão para indenização de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri
Na fuga pelo Paraguai, Silvinei apresentou declaração de que tinha câncer na cabeça e não podia falar
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
