Funai institui comissão para indenização de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri
O ato é assinado pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e entrou em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26) a Portaria de Pessoal nº 1.469, de 23 de dezembro de 2025, que institui a Comissão de Pagamento (CP) responsável pelos procedimentos administrativos de indenização de benfeitorias decorrentes de ocupações de boa-fé na Terra Indígena Xukuru-Kariri, localizada no município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas.
De acordo com o ato oficial, os procedimentos indenizatórios têm início em 26 de dezembro de 2025, e a comissão terá um prazo de 186 dias para a execução das atividades relacionadas ao pagamento das benfeitorias existentes na área indígena.
Comissão é oficialmente designada
A Comissão de Pagamento será composta por cinco servidores da Funai. A coordenação dos trabalhos ficará sob responsabilidade de Dalva Furtado Saunders, coordenadora de Indenização de Ocupações Não Indígenas. Também integram a comissão João Kafá de Souza Santos, chefe da Divisão de Processamento de Indenizações; Raimundo Alves das Neves, assistente técnico; Georthon Aurélio Lima Brito, técnico em contabilidade; e Eurípedes Miguel da Silva, motorista lotado no Setran/Sede.
A portaria estabelece que a comissão atuará especificamente na realização dos procedimentos administrativos de indenização de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, no Estado de Alagoas.
Trabalhos de campo e entrega de relatório
O documento autoriza o deslocamento dos servidores até a área indígena, concedendo 41 dias para a realização dos trabalhos de campo, além de 10 dias para a entrega do relatório final dos pagamentos, com contagem de prazo a partir de 19 de fevereiro de 2026.
Os procedimentos indenizatórios deverão seguir rigorosamente o que determina a Instrução Normativa Funai nº 02, de 3 de fevereiro de 2012, que regulamenta os pagamentos por benfeitorias decorrentes de ocupações de boa-fé em terras indígenas.
Recursos e apoio logístico
As despesas necessárias à execução das atividades da comissão correrão à conta de dotação orçamentária específica da Funai, vinculada ao programa de Regularização Fundiária de Terras Indígenas. A portaria também determina que a Coordenação Regional Nordeste I (CR-NE-I) forneça o apoio logístico necessário para o pleno desenvolvimento dos trabalhos.
O ato é assinado pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e entrou em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
Últimas notícias
Motociclista armado tentar fugir da PM, mas sofre queda durante perseguição no Pilar
Polícia cumpre mandado contra homem e apreende 23 DVDs no município de Taquarana
Mulher é assassinada com seis tiros na cabeça em frente a mercadinho no Benedito Bentes
Paciente psiquiátrico ameaça familiares com foice e foge na zona rural de Arapiraca
Filho é preso suspeito de espancar mãe idosa diversas vezes na zona rural de Arapiraca
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
