Saúde abre inscrições para capacitação em teste rápido
A Coordenadoria do Programa Municipal de DST/Aids, ligada à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que estão abertas as inscrições para o treinamento em aconselhamento e testes rápidos para o HIV, Sífilis e Hepatite B e C. As próximas capacitações estão programadas para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico ([email protected]). A capacitação acontecerá no auditório Nireide Pedrosa, no térreo do prédio sede da SMS, das 8h às 18h, com o intervalo para o almoço.
A ação é direcionada aos profissionais de saúde que atuam na rede de atenção básica, de modo que todos possam ser capacitados para fazer o teste rápido de HIV/Sífilis e Hepatites B e C, descentralizando e ampliando o atendimento. Segundo o psicólogo Samuel Delane, mais de 40 unidades já realizam o teste rápido na capital. O treinamento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, 10 e 11 de setembro, 15 e 16 de outubro e 5 e 6 de novembro.
Para a execução dos testes rápidos para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C , a coordenadoria recomenda o telelab disponível no site do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde no endereço eletrônico http://telelab.aids.gov.br/index.php/cursos.
O coordenador do programa, o psicólogo Samuel Delane, esclarece que caso o participante faça o curso e mesmo assim tenha a necessidade de ser orientado na execução dos testes rápidos, disponibilizamos a equipe do CTA – Bloco I do PAM Salgadinho mediante agendamento.
O teste
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.
O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que a pessoa que tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame.
Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
