Alagoas

Ministro do Esporte participa de abertura da II Copa Brasil Universitária

Por Redação com Agência Alagoas 01/08/2015 18h06
Ministro do Esporte participa de abertura da II Copa Brasil Universitária
O estado de Alagoas foi escolhido esse ano como sede por ter relação direta com o futebol feminino - Foto: Ascom Esporte

O ministro do Esporte, George Hilton, fez uma visita na tarde de ontem, 31, ao estádio Rei Pelé para conhecer suas dependências e ver os espaços que foram construídos com verbas destinadas pelo Governo Federal.

Durante a visita o ministro pôde ver os vestiários e a academia de treinamento, além de conhecer o material que compõe o acervo do Museu dos Esportes. George Hilton também acompanhou algumas provas dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) e realizou a entrega das medalhas para as meninas campeãs da prova de 75 metros rasos. “O esporte é um grande indutor da inclusão social e através dele nós queremos inspirar nossos jovens”, comentou o ministro.

George Hilton disse ainda que irá fazer parcerias com os governos estadual e municipal para interiorização e melhorias no esporte. O ministro juntamente com o secretário nacional de Futebol e defesa dos direitos do torcedor, Rogerio Hamam, se sensibilizaram com a situação do esporte no estado e disseram que irão se empenhar na busca de recursos para realizar as melhorias necessárias.

No final da visita, o ministro recebeu a secretária do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ), Claudia Petuba, uma medalha pelos esforços feitos a favor do esporte em todo o país, e também participou da comemoração dos aniversariantes do mês, realizada ao final de cada mês pela SELAJ.

A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, falou da importância da vinda do ministro George Hilton ao estado. “O ministro tem feito um trabalho muito importante para o esporte no Brasil. A parceria entre o estado e o ministério foi feita por acreditarmos no esporte como instrumento eficaz de inclusão social”.

II Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino

Na noite de ontem, 31, o ministro do Esporte participou do evento de abertura da II Copa Brasil Universitária de Futebol Feminino (CBUFF). O torneio foi organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e pelo Ministério do Esporte que investiu R$ 2,475 milhões.

A II CBUFF teve início ontem e seguirá até o dia 09 de agosto. O campeonato contará com cerca de 700 atletas de 27 equipes indicadas por cada Federação Universitária Estadual, a equipe campeã irá representar o Brasil nos Jogos Sul-Americano Universitários que será realizado no próximo ano da Argentina.

O estado de Alagoas foi escolhido esse ano como sede por ter relação direta com o futebol feminino. “Queríamos prestigiar a terra natal da Marta, melhor jogadora do mundo por cinco vezes”, disse o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

Durante o evento, Beatriz Gregory, representando a ministra da secretaria nacional de políticas para mulher, falou sobre a importância da realização do campeonato e que esse é um passo importante para a equiparação dos direitos das mulheres na área esportiva.

O evento de abertura aconteceu no Iate clube Pajuçara, também contou com a presença do secretário nacional de Futebol e defesa dos direitos do torcedor, Rogerio Hamam, a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, do prefeito de Maceió Rui Palmeira e a ex-jogadora da seleção brasileira de futebol feminino Michael Jackson.