Jogadoras alagoanas se destacam nas categorias de base da Seleção Brasileira
Pela primeira vez em dez anos, o estádio Rei Pelé abre os portões para que uma equipe feminina de futebol treine e mostre seu talento em campo. A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj) priorizou a categoria esportiva e tem apoiado projetos em prol do reconhecimento da qualidade técnica das jogadoras alagoanas.
Entre os dias 18 e 19 de julho deste ano, Ingryd Fernanda Silva de Lima e mais de 60 garotas de todo Nordeste, participaram de uma seletiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), promovida pela Selaj, em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e o União Desportiva de Alagoas (UDA), no estádio Rei Pelé.
Na ocasião, o técnico Doriva Bueno pôde observar as habilidades das atletas amadoras e, nessa terça-feira (28), divulgou a lista oficial das 24 atletas escolhidas para participar de competições prévias do Campeonato Sul-Americano e da Copa do Mundo, representando o Brasil em 2016.
Durante os testes da CBF em Maceió, a pequena alagoana Ingryd Fernanda, de 17 anos, brilhou nas partidas de apresentação e foi a única jogadora do Nordeste a conquistar uma vaga para integrar a equipe da Seleção Brasileira de Futebol feminino Sub-20.
“É um sonho se realizando, eu já nasci querendo jogar bola, desde os sete anos quando via meu irmão brincando com os amigos, não resistia e ia jogar também. Futebol é uma benção que vem de família, comecei a praticar cedo e agora não quero parar mais”, revelou Ingryd Fernanda.
De acordo com a secretária estadual de esporte e Lazer, Claudia Petuba, o futebol feminino é uma das prioridades elencadas pelo Governo de Alagoas e faz parte do planejamento da pasta fazer justiça histórica, buscando meios para elevar o futebol feminino aos patamares do futebol masculino. Claudia Petuba acredita que, um dia, as duas categorias possam ser prestigiadas integralmente pela população.
“Nós alinhamos um projeto para permitir que o treinamento das meninas fosse realizado no campo do estádio Rei Pelé. E após essa iniciativa, ao longo do ano, tivemos a escolha de três alagoanas integrando as categorias de base da seleção brasileira, Pretinha e Ingryd, na categoria sub-20, e Bárbara Mello, que já foi convocada três vezes para a seleção sub-17, e isso traz muito orgulho para nós”, ressaltou a secretária.
De acordo com Adeilson Cassemiro, técnico do União Desportiva Alagoana (UDA), a disponibilização do campo para treinos possibilitou o melhoramento das condições físicas da equipe que representa Alagoas nos campeonatos oficiais. O time de futebol feminino sub-20 do UDA, após receber o reforço para os treinamentos, conquistou, em 2015, o melhor resultadoem um Campeonato Nacional
“Geralmente os times alagoanos não passavam da primeira etapa de classificação do campeonato brasileiro. Dessa vez, elas foram eliminadas nas quartas de final, foi a melhor classificação que tivemos, desde a fundação”, comemora o técnico Adeilson Cassemiro.
A secretária Claudia Petuba explica que o Governo do Estado tem apoiado esse tipo de iniciativa, com o intuito de garantir que o sucesso do futebol feminino não fique concentrado em apenas uma personalidade alagoana, a exemplo da jogadora Marta Vieira da Silva, que conquistou cinco vezes o título de melhor jogadora do Mundo e é destaque no futebol feminino mundial.
“Nós já temos a rainha, agora é preciso investir nas nossas princesas do futebol. Por isso estamos trabalhando em busca de equipamentos e parcerias que aumentem nossa capacidade de tornar Alagoas uma referência do futebol feminino no país. Acho que o estado tem grandes condições e vamos trabalhar sério para conquistar isso”, assegurou a gestora.
Alagoanas se destacam nas categorias de base das equipes das seleções brasileiras de futebol feminino e buscam o sonho de proporcionar uma vida melhor para suas famílias.
Uma garota de sete anos joga bola com amigos, em um campo improvisado. A história parece familiar, mas o terreno, neste caso, é bem diferente. Nas areias da praia do povoado de São Bento, na cidade de Maragogi, Geisy da Silva Ferreira, mais conhecida como Pretinha, se destacou e aos 17 anos já foi convocada para jogar pela seleção sub-20 duas vezes.
Na última seletiva, ela não foi chamada por conta de uma lesão recente no joelho. Mas fora da equipe nacional, Pretinha incentiva as conterrâneas e companheiras de treino, Ingryd Fernanda e Barbara Mello, para que nunca desistam do sonho de fazer parte da seleção principal de futebol feminino do Brasil
“É um orgulho para mim e para a minha equipe de treino a escolha de alagoanas para a seleção brasileira. Espero que elas possam mostrar o melhor possível para que sejam convocadas mais vezes para representar o nosso estado e possamos juntas jogar com nossas inspirações, tipo a rainha Marta e a Formiga, na seleção principal”, disse Pretinha.
Assim como Pretinha, Ingryd Fernanda enfrentou dificuldades, mas perseverou e alcançou sua primeira meta dentro do esporte, representar Alagoas em âmbito nacional. Hoje, o objetivo é garantir melhoria de vida para sua família.
“Um sonho eu já realizei, agora eu vou buscar outro, de um dia chegar na seleção principal. A saudade daqui vai ser grande, sei que vou precisar lutar, mas minha família me apoia em tudo e por isso vou continuar lutando. Se Deus quiser, vou conseguir muitas coisas com o futebol, darei tudo de bom para a minha família e, assim que der, vou trazê-la para perto de mim”, desabafou Ingryd.
Segunda-feira (3), Ingryd Fernanda viaja para a cidade de Pinheral, no Rio de Janeiro, onde se juntará com mais 23 atletas que treinarão, de3 a15 de agosto, defendendo a seleção brasileira de futebol feminino sub-20, na posição tática de volante.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
