TJ abre inquérito sobre fraudes na prefeitura de São Luís do Quitunde
O desembargador Sebastião Costa Filho, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou o desmembramento do inquérito em que o atual prefeito de São Luís do Quitunde, Eraldo Pedro da Silva, e outras sete pessoas, entre servidores, secretários, ex-secretários e um empresário, são acusados de cometer fraudes em processos de licitação.
Na decisão, o desembargador destacou que o elevado número de acusados justifica a necessidade do desmembramento, para dar mais eficácia e celeridade ao caso. Como exerce o cargo de prefeito, Eraldo Pedro tem direito a foro por prerrogativa de função, e o seu julgamento caberá ao TJ/AL. Os demais réus serão julgados pela 17ª Vara Criminal da Capital.
"Assim, em razão do número de denunciados que não são detentores de foro por prerrogativa, uma vez que, em observância da exordial de acusação, apenas o denunciado Eraldo Pedro da Silva possui tal prerrogativa, por ser prefeito de São Luís do Quitunde, verifico que é imperiosa a separação do feito, como forma de garantir a celeridade da prestação jurisdicional", destacou o desembargador.
Denúncia
Segundo a denúncia do Ministério Público (MP/AL), a prefeitura teria contratado, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013, serviços de empresas de eventos e bandas, sem observar os procedimentos financeiros e licitatórios necessários, sob a alegação de que se tratava de artistas consagrados, o que dispensaria a licitação. As contratações atingiram o valor de R$ 1.331.500,00.
Tais contratações teriam sido efetivadas pelo prefeito, com auxílio de Demerval Mesquita, secretário municipal de administração; Eduarda Cancio, ex-secretária de finanças; Marizete Calheiros, ex-secretária de cultura; Cícero Tenório, ex-diretor de recursos humanos; Claúdia Xavier, assessora jurídica da comissão de licitação; Nairo Freitas, ex-procurador da cidade; e do empresário Carlos Henrique Lessa.
Últimas notícias
Atriz mais polêmica do ano emplacou três fracassos de bilheteria em 2025
Motoqueiro é preso por embriaguez ao volante no município de Jundiá
Funcionários do Veredas realizam novo protesto e entram na segunda semana de greve em Maceió
Dança dos Famosos: Álvaro vira piada após levar patada de jurado
Zé Felipe realiza sonho inusitado e deixa Ana Castela chocada
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
