Região Metropolitana do Agreste

Vereador relata aumento de evasão escolar em Traipu

Por Redação 14/08/2015 14h02
Vereador relata aumento de evasão escolar em Traipu

Moradores dos povoados de Traipu, que fazem divisa com Girau do Ponciano, Batalha, Belo Monte, Campo Grande e São Brás, estão se transferindo para os municípios vizinhos, após, gestores realizarem a manutenção de estradas e prestarem serviços à população traipuense. 

O relato é do presidente da Câmara de vereadores de Traipu, José Valter dos Santos, que procurou a imprensa local para falar, principalmente da evasão escolar do município. 

Segundo o parlamentar, ele teria recebido a denúncia de que administradores das cidades vizinhas, além de fazer a manutenção das estradas, também estaria oferecendo transportes para buscar os alunos residentes em Traipu. O fato, também foi constatado por ele e companheiros em visitas realizadas nos povoados Bengo e Capivara. 

De acordo com Valter, esta população estaria também solicitando a alteração de seus endereços à empresa Eletrobras. Isso pode acarretar na mudança do número de eleitores, visto que os títulos eleitorais também tem sido transferidos. 

 A evasão, afirma o vereador, é fruto da incompetência da atual administração.

“Se a população encontra boas estradas, inserção em programas semelhantes ao antigo Bolsa Escola, merenda de qualidade, não tem porque continuar em Traipu” disse.

Os dados do próximo senso demográfico terá alterações significativas.

RESPOSTAS

A assessoria de comunicação da Câmara de Traipu negou os fatos apresentados:

"Em primeiro lugar: não existe nenhum fato nesse discurso. Nenhuma das declarações falaciosas pode se comprovada. Cadê as provas? Isso tudo é pura mentira.

Não existe evasão escolar, nem prefeitos de outros municípios restaurando estradas de Traipu ou enviando transporte escolar para o perímetro municipal. Em 2013 a Prefeitura excluiu alunos fantasmas – que não existiam e estavam matriculados pela gestão anterior.

Hoje, o número de estudantes é real e é informado pela própria prefeitura. Ou seja: o vereador só tem acesso a esses dados porque a Prefeitura é transparente e mostra a quantidade de alunos existentes. E não houve aumento na evasão escolar. Isso é mentira.

Também é mentira que prefeitos de outros municípios estão reformando estradas de Traipu e buscando alunos traipuenses.

A informação é tão falsa que esquece que nenhum prefeito poderia fazer isso, porque é crime e responderia judicialmente. Uma mentira que nem sequer se preocupou em parecer real.Por fim, não há nenhuma solicitação de morador para mudar endereço na Eletrobras".