Secti e Fapeal estruturam ações voltadas comunidades quilombolas
Gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) começaram a delinear um projeto para inserção de ações voltadas à economia criativa em comunidades quilombolas. A ação está em sintonia com a atual postura do Governo de Alagoas, que passou a ocupar efetivamente seu lugar no Conselho Gestor do Parque Quilombo dos Palmares.
A expertise técnica sobre o tema ficou a cargo do Professor Elder Maia, doutor em Sociologia com ênfase em Cultura, que se empenha ativamente em projetos direcionados aos movimentos afrodescendentes.
A reunião, sediada na Fapeal, teve como principal tema a prospecção de subsídios para a estruturação de uma economia criativa local, com elementos tradicionais do patrimônio histórico afro-brasileiro e alagoano em seu panorama. O professor Elder Maia trouxe propostas de projetos voltados a trabalhos de articulação na organização econômico-financeira e de resgate dessas matrizes africanas.
Neste âmbito, as pesquisas e ações a serem articuladas devem consolidar raízes históricas e culturais presentes em Alagoas, mas ainda pouco exploradas. As teses buscam articular a identidade cultural dos quilombos, que convergem na formação de um caráter alagoano autêntico e fortalecido.
Explorar as manifestações culturais deve possibilitar à Fapeal e Secti nortear múltiplos objetos de pesquisa em possível chamada pública à comunidade acadêmica.
Discutiram-se editais voltados a este viés, para valorização do Patrimônio Cultural e de viabilização na integração da comunidade afro-brasileira à sociedade alagoana.
As instituições representadas se propuseram a reunir esforços na confecção de um projeto, com o propósito de agir em prol da desmistificação das concepções estabelecidas no curso de uma trajetória de discriminação.
Últimas notícias
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
