Justiça de AL realiza 1ª audiência por videoconferência com detento
O Poder Judiciário de Alagoas realizou, na tarde desta quarta-feira (19), a primeira audiência por meio de videoconferência do estado. A comunicação foi estabelecida entre a 17ª Vara Criminal da Capital, no Fórum do Barro Duro, e o Presídio do Agreste, onde o preso está.
A ação teve caráter experimental e faz parte do convênio que será firmado entre a Justiça alagoana e o Governo estadual para minimizar os problemas com a transferência de presos.
De acordo com o magistrado Maurício César Brêda Filho, presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), a parceria atende a apelos de operadores do Direito. “Um dos grandes reclamos de todos os juízes criminais de Alagoas é a ausência dos presos nas audiências, fazendo com que sejam adiadas”, disse o magistrado.
Maurício Brêda ressaltou que a transferência dos presos até os fóruns para a realização de audiências será dispensada a longo prazo. “Isso garantirá a segurança do próprio preso, que não correrá riscos durante o deslocamento, do agente público responsável pela remoção, do magistrado, de todos que operam com o Direito e das testemunhas que poderão ser ouvidas sem a presença do réu”, destacou.
Ainda de acordo com o juiz, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, (TJ/AL) Washington Luiz Damasceno Freitas, não tem medido esforços para que até o mês de outubro deste ano todas as unidades criminais do Estado tenham os equipamentos para a realização das videoconferências.
A sessão por meio de videoconferência foi comanda pelo juiz Sandro Augusto dos Santos. Para o magistrado, a mudança deve acabar com os contratempos causados pela precariedade do Sistema Prisional. O Ministério Público, representado pelo promotor Elisio da Silva Maia Júnior, também avaliou a alternativa positivamente.
Transferência coletiva de presos
Ainda nesta quarta-feira, 20 presos foram transferidos coletivamente do Sistema Prisional de Alagoas para audiências em varas criminais da Capital. A ação também está sendo estudada, em parceria com a Prefeitura de Maceió, como forma de reduzir os gastos e o atraso na locomoção dos reeducandos.
A ideia é que os réus cheguem ao Fórum às 11h30 e permaneçam à disposição da Justiça até as 19h30, quando retornarão juntos ao presídio. Outra novidade é que, ao chegarem à vara, os reeducandos serão conduzidos às audiências pela Guarda Municipal de Maceió.
Para a secretária de Segurança Comunitária e de Cidadania da Capital, Mônica Suruagy, a parceria é importante e comprova a competência da Guarda Municipal para atuar junto à Justiça e ao Executivo estadual. “Este é um passo fundamental para que a Secretaria contribua ainda mais com a segurança da sociedade”, falou a secretária, destacando que a equipe recebeu todos os treinamentos necessários.
Convênios
Conforme o presidente do Conseg, juiz Maurício Brêda, a próxima etapa para o firmamento das parcerias será a elaboração de um relatório com a análise de pontos positivos e eventuais falhas das experiências.
O juiz auxiliar da Presidência do TJ/AL, Orlando Rocha Filho, representou o desembargador Washington Luiz durante a execução das experiências e falou sobre o empenho da gestão em otimizar o trabalho dos profissionais envolvidos na realização de audiências criminais.
“Hoje vivenciamos um dia diferente aqui em Maceió, no qual introduzimos modelos atualizados de relação entre o Sistema Penitenciário e o Poder Judiciário. Recebíamos fortes reclamações sobre problemas na transferência de presos, mas essa parceria com os governos municipal e estadual deve, a longo prazo, acabar com esses contratempos”, declarou.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
