Alagoas ganha Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais

Promover a acessibilidade na comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva e a sociedade de um modo em geral é o principal objetivo da Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais – Libras (CIL) - de Alagoas, inaugurada na tarde desta sexta-feira (21). A implantação da central é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e a Secretaria de Direitos Humanos da República.
A solenidade teve início com a interpretação em Libras do Hino Nacional, por Juliana Mafra, e a apresentação de crianças da Escola Cecília Meireles. A escola trabalha de forma inclusiva e há oito anos tem a Língua Brasileira de Sinais entre suas disciplinas.
Segundo o secretário de Estado de Comunicação, Ênio Lins, que representou o governador Renan Filho no evento, a orientação do chefe do Executivo é a proximidade e a interação, e somente através da inclusão é que se consegue colocar esse desejo em prática. O secretário informou que, atento a essa realidade, as próximas publicidades televisivas do governo vão ser realizadas também por meio da Língua Brasileira de Sinais.
Para a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante, a Central de Libras é a realização de um sonho que lhe acompanha desde sua atuação na Câmara Federal, quando apresentou emenda para a concretização da unidade em Alagoas.
Ela destacou a importância da Associação dos Surdos de Alagoas (Asal) e da Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), na busca pela implantação da central. “Eles são nossos parceiros na realização desse sonho que começou quando eu estava na Câmara Federal. Agradeço a confiança do governador Renan Filho, pois estar à frente da pasta possibilitou a retomada desse projeto”, afirmou.
A central funcionará na sede da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, disponibilizando intérpretes para acompanhar os usuários em atividades ligadas à saúde, cidadania e justiça.
Os surdos poderão realizar agendamento presencial, para que possam utilizar os serviços de um tradutor que e o acompanharão durante a necessidade agendada, a exemplo de consultas médicas e audiências judiciais.
Para Izabel Alvim, surda e estudante de Pedagogia, poder contar com os serviços da central é motivo de felicidade. “A central vem facilitar a nossa vida. Nós enfrentamos muitas dificuldades. Eu mesma já passei por vários momentos assim, principalmente quando precisava de atendimento médico”, relatou Izabel.
Além de representantes de diversas entidades que atuam na defesa de direitos da pessoa com deficiência, da secretária Roseane Cavalcante e do secretário Ênio Lins, a solenidade contou com a presença da controladora geral do Estado, Clara Bulgarim , da primeira dama Renata Calheiros e da vereadora por Maceió Teresa Nelma.
Últimas notícias

Festejos juninos agitam o fim de semana em mais uma noite de festa em Lagoa da Canoa

Câmeras flagram momento em que motociclista é atropelado e arrastado por caminhão

Polícia Civil prende investigado por homicídio no bairro Clima Bom, em Maceió

Abertas as inscrições para seleção de profissionais para a Rede de Ensino de AL

Advogado Max Ferreira assume superintendência da CBTU Maceió

Operação Saint Louis: polícia prende mais integrantes do PCC e CV em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
