Trabalhadores da Eletrobras e CHESF paralisam atividades por 72 horas

Os/as trabalhadores/as da Eletrobras e CHESF Alagoas iniciam uma paralisação de 72 horas a partir desta segunda-feira dia 31 de agosto, contra a ameaça de privatização do setor elétrico nacional e o impasse nas negociações referentes ao ACT 2015. A paralisação ocorrerá nacionalmente, em todas as empresas do setor elétrico do grupo Eletrobras. Durante a paralisação apenas os serviços essenciais serão mantidos. Em Maceió, a categoria estará concentrada na porta da Eletrobras, na Av. Fernandes Lima, Gruta, a partir das 8 horas da manhã.
Para o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Nestor Powell, “atual direção do Sistema Eletrobras, vai na contramão do que sempre aconteceu, ao se negar em discutir com o CNE o acordo coletivo de trabalho. Com apenas 3 rodadas de negociação, já sai de cena e provoca a intermediação do Tribunal Superior do Trabalho para negociar o ACT da categoria, com uma audiência já marcada para o dia 31 de agosto. Tal fato demostra a omissão dessa direção, totalmente despreparada para a gestão de uma empresa do porte da Eletrobras”, afirma o dirigente.
A outra pauta da paralisação é a ameaça da privatização que voltou a rondar os/as trabalhadores/as das 7 distribuidoras de energia da Holding (Eletrobras Piauí, Eletrobras Alagoas, CELG, Amazonas Energia, Eletrobras Acre, Eletrobras Roraima, Eletrobras Rondônia). A categoria alerta a sociedade para importância de se manter essas empresas públicas, capazes de continuar oferecendo um serviço de qualidade para a população. “É bom alertar que hoje o alvo são as distribuidoras, amanhã essa política privatista pode espalhar por todo o Sistema Eletrobras. O resultado todos já conhecem: demissões em massa, precarização, terceirização, tarifas exorbitantes e a queda na qualidade dos serviços para sociedade”, diz o sindicalista.
Os/as trabalhadores/as esperam que a Eletrobras volte a abrir o processo de diálogo, evitando a judicialização da negociação. “Nunca nos faltou a vontade de negociar, até o último instante. Foi com essa postura que o coletivo sempre pautou sua atuação, a de apostar no diálogo, foi assim que muitas conquistas foram alcançadas. As direções que passaram pelo Sistema Eletrobras, apesar de todas as contradições, sempre se colocaram abertas ao debate com o CNE”, conclui o dirigente sindical.
Últimas notícias

Servidores da Prefeitura de Penedo são capacitados em Primeiros Socorros

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Laboratório da Ufal inicia inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta do Sertão alagoano

Sepex 2025 está com inscrições abertas até o dia 30 de julho

Uneal discute capacitação em primeiros socorros com base na Lei Lucas

Prefeito Petrúcio Barbosa participa do lançamento da obra do VLT em Arapiraca ao lado de autoridades nacionais
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
