Alagoas é um dos destinos mais pesquisados do Nordeste
Especialistas em turismo e autoridades de todo país se reuniram, nesta sexta-feira, 28, no Fórum Brasileiro de Turismo, que aconteceu em Maceió-AL, para debater o aperfeiçoamento da atividade turística no Brasil. No seminário, foram debatidas questões como o papel do potencial turístico nacional na geração de emprego e renda, frente à crise econômica.
Com o tema “Questões que afetam o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas e no Nordeste”, o evento debateu as atribuições das entidades para ações que promovam melhorias para a atividade turística. Pontos como infraestrutura e capacitação de trabalhadores do setor de serviços foram aprofundados na discussão, assim como ações voltadas para o marketing digital do turismo.
Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a atividade deve ser considerada prioridade na agenda política brasileira, já que é o setor que garante o menor custo-benefício da aplicação de investimentos.
“O turismo interage com 52 atividades empresarias, comerciais e serviços e desempenha um papel muito especial na economia brasileira”, afirmou o ministro.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e publicada no Boletim de Intenção de Viagem, referente ao mês de julho, revela que 73,3% dos brasileiros pretendem viajar para um destino do Brasil neste ano. A mesma pesquisa aponta ainda que 43,5% desses brasileiros querem viajar para o Nordeste.
“É preciso saber usar esse estímulo, é o que temos feito, articulando ações conjuntas e inovadoras entre os estados que permitam o posicionamento do Nordeste, a exemplo do Nordeste Week. Uma ação como essa tem grande repercussão no Brasil, estimula a compra de pacotes e custa pouco aos Estados, já que é feita em conjunto”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.
A Nordeste Week abriu a campanha nacional Turismo Week que estimula a compra de pacotes com promoções e ações voltadas para o marketing digital.
Entre os dias 10 e 16 deste mês, foram contabilizadas mais de 1,5 mil solicitações no site da campanha e 155 mil visualizações de página. Alagoas foi o segundo destino mais pesquisado, ficando atrás apenas da Bahia.
“O nosso principal papel é ampliar a quantidade de informação dos destinos, fazer com que nosso produto chegue aos mecanismos de venda e encante o turista”, explicou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O tema foi abordado por Jeanine Pires na abertura da programação do Fórum Brasileiro de Turismo, com a palestra “A importância do Turismo Regional”.
De acordo com o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Alex Manente (SP), a pauta da regionalização para estimular a venda dos destinos é fundamental para impulsionar ainda mais o turismo do Brasil. “Nosso país tem um potencial enorme para o turismo, nós precisamos alinhar as políticas públicas cada vez mais conseguir promover esse talento do Brasil para encantar as pessoas”, disse.
Ainda no evento, o governador Renan Filho falou sobre o investimento em obras estruturantes que deverão potencializar o turismo em Alagoas, a exemplo da AL-101 Norte.
“O projeto para a duplicação da rodovia está sendo finalizado para ser executado. Vamos concluir o projeto e licitar para que até o final do ano iniciemos essa etapa”, disse o governador.
Na última semana o gestor ouviu, em Brasília, a confirmação do ministro do Turismo sobre a liberação de R$ 15 milhões para o início da obra de duplicação.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
