Operação do Gecoc em Viçosa prende secretário de Finanças e mais dois
O Gecoc (Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas) do Ministério Público de Alagoas deflagrou na manhã desta terça-feira (1º) uma operação em Viçosa e, até o momento, prenderam três pessoas, todas servidoras do município. O secretário de Finanças, Maxwell Carnaúba está entre os detidos. Os outros dois servidores são lotados na Secretaria de Saúde e no departamento de Recursos Humanos.
A operação ocorre um dia após o MP-AL interpor agravo regimental contra a decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas que reconduzia o prefeito Flaubert Torres para o cargo em Viçosa. O secretário detido também foi alvo de afastamento, como o prefeito, teve uns bens indisponibilizados.
A operação ainda está em andamento e por isso, o órgão estadual não pôde divulgar outras informações sobre o caso. O promotor Anderson Cláudio acompanha a ação do Gecoc.
Histórico
Flaubert Torres estava afastado do cargo desde maio por determinação da comarca do município, a pedido do órgão ministerial, em virtude de acusações de irregularidades no recebimento de diárias e fraude em licitação. O agravo interposto pelo MP reforça o que o gestor deve seguir afastado do cargo enquanto durar o processo na Justiça. Por conta das ilegalidades, o prejuízo aos cofres públicos do município ultrapassou a soma de R$ 153 mil.
O caso
A representação foi feita pela presidência da Câmara de Vereadores de Viçosa. O documento noticiava possíveis irregularidades nas concessões de diárias realizadas pela Prefeitura.
Após análise das provas, constatou-se que houve pagamento irregular para as viagens que deveriam ter sido realizadas para as cidades de Maceió (AL), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Arapiraca (AL), Palmeira dos Índios (AL), Cajueiro (AL), Marechal Deodoro (AL), Delmiro Gouveia (AL) e Atalaia (AL).
Ao todo, foram 170 diárias liberadas em 259 dias úteis.